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Covid-19 e as mudanças da Era Digital

Processos que podem mudar rapidamente após a quarentena.

A digitalização da medição de consumo de água e energia é um deles e pode dar mais segurança para clientes, trabalhadores e distribuidoras. As empresas que trabalham com os chamados serviços públicos, como o fornecimento de energia elétrica, água e gás, ainda utilizam, na maior parte do País, a leitura presencial, com um funcionário percorrendo todos os endereços. Os novos “relógios”, com o auxílio da telemetria, informarão as medições por rádio-frequência. Os gestores e o próprio consumidor poderão acessá-las remotamente por aplicativos.

As concessionárias de água e energia tiveram dificuldades para manter um contingente de trabalhadores em campo, não apenas para atender às emergências e manter as redes de abastecimento funcionando, mas, principalmente, para aferir o consumo e emitir as faturas. Algumas optarão pela suspensão da atividade, transferindo-a para o próprio consumidor ou emitindo as contas com base na média de consumo.

Apesar de já existir tecnologia para realizar este procedimento, o custo de instalação ainda é alto. Porém, algumas medidas como a medição individualizada de água obrigatória a partir do próximo ano para os imóveis novos, permitirão maior demanda, produção em maior escala e, consequentemente, redução dos preços dos aparelhos.

Muitos condomínios têm optado pela instalação de hidrômetros individuais buscando uma cobrança mais justa para cada unidade.

Onde você mora a conta de água vem separada, só com os gastos do seu apartamento? Nada mais justo que cada morador pague aquilo que consumiu, certo? Não é justo que aquela pessoa que mora sozinha pague o mesmo que os apartamentos onde moram quatro pessoas, é a reclamação comum nas assembleias. Sem contar outra distorções como a do apartamento de cobertura que, mesmo que esteja desabitado, vai pagar o dobro da conta de água por ter o dobro da área do apartamento tipo.

Até mesmo em condomínios antigos, que não se enquadram na nova lei, os próprios moradores têm se articulado para fazer essa mudança, visando justiça e maior economia no final do mês. De dinheiro para alguns e de dinheiro e de água para outros, mais preocupados com os rumos da nossa civilização!

E, um último argumento, ao ter acesso aos dados de seu próprio consumo em um aplicativo de celular, o condômino pode visualizar os seus gastos e administrar melhor suas finanças pessoais. Algo que não é possível quando a conta é unificada e simplesmente rateada.

Fonte: Inforchannel