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Como fazer hidrogênio diretamente da água do mar – sem necessidade de dessalinização

Um passo crítico em direção a uma indústria de hidrogênio verde verdadeiramente viável.

O hidrogênio tem sido apontado há muito tempo como um combustível limpo para o futuro e uma solução potencial para desafios energéticos críticos, especialmente para setores mais difíceis de descarbonizar, como manufatura, aviação e transporte marítimo. Atualmente, quase todo o hidrogênio do mundo vem de combustíveis fósseis e sua produção é responsável por cerca de 830 milhões de toneladas de dióxido de carbono por ano. Mas o hidrogênio “verde” livre de emissões, produzido pela divisão da água (doce), é tão caro que se torna inviável comercialmente e representa apenas 1% da produção total de hidrogênio no mundo. 

Sabemos que o hidrogênio tem um imenso potencial como fonte de energia limpa, especialmente para muitas indústrias que não conseguem facilmente mudar para energias renováveis. Para ser verdadeiramente sustentável, o hidrogênio que usamos deve ser 100% livre de carbono em todo o ciclo de vida da produção e não deve prejudicar as preciosas reservas de água doce do mundo. Nosso método para produzir hidrogênio diretamente da água do mar é simples, escalável e muito mais econômico do que qualquer abordagem de hidrogênio verde atualmente no mercado. – Dr. Nasir Mahmood, pesquisador sênior da Royal Melbourne Institute of Technology (RMIT)

O divisor tecnológico: um catalisador próprio para a água do mar

Para produzir hidrogênio verde, um eletrolisador é usado para enviar uma corrente elétrica através da água para dividi-la em seus elementos componentes de hidrogênio e oxigênio.

Esses eletrolisadores atualmente usam catalisadores caros e consomem muita energia e água – chegam a consumir cerca de nove litros de água para fazer um quilo de hidrogênio.

O maior obstáculo com o uso da água do mar é o cloro. Para atender às necessidades de hidrogênio do mundo sem resolver esse problema primeiro, seriam produzidas 240 milhões de toneladas de cloro por ano a cada ano – o que é três a quatro vezes o que o mundo precisa em cloro. Não faz sentido substituir o hidrogênio feito por combustíveis fósseis pela produção de hidrogênio que poderia estar danificando nosso meio ambiente.

Um novo tipo especial de catalisador foi desenvolvido para trabalhar especificamente com água do mar salgada. Consomem muito pouca energia para funcionar e podem ser usados ​​em temperatura ambiente. São altamente eficientes e estáveis ​​e podem ser fabricados de forma econômica, enquanto os atuais são complexos e difíceis de escalar.  

Fonte: Royal Melbourne Institute of Technology (RMIT)