ConsumoEmbalagensInovaçõesMeio AmbientePoluiçãoSustentabilidade

# Plante um copo

Novidade: copo-semente lançado pela Ragazzo.

Apresentada no Green Nation, evento de sustentabilidade realizado no Parque do Ibirapuera, em São Paulo (25 a 31/mar), chamou a atenção pela força que dá ao meio ambiente. O copo semi-artesanal se degrada na natureza e é feito com papel certificado, tanto no processo produtivo, quanto nas normas alimentícias.

Ele é fabricado sem qualquer produto tóxico: utiliza tinta atóxica e é 90% biodegradável. Seu tempo de decomposição total é de cerca de 36 meses, contra os 500 anos necessários para um copo plástico comum.

À sua eficiência ambiental, soma-se outra importante inovação:

Um disco de papel semente foi incorporado ao copo.

Após o consumo da bebida, o copo pode ser amassado e plantado em um vaso, dando origem a uma muda de árvore frutífera: figo, goiaba ou morango. As sementes são sortidas e, cada copo plantável, pode dar origem a até quatro árvores.

Que tal pressionar as outras redes de restaurantes…

“Nossa estimativa é que os 300 mil copos produzidos nessa primeira leva possam dar origem a até 1,2 milhão de árvores frutíferas devolvidas pra natureza, afirma André Figueiredo, Diretor de Criação e Marketing do Ragazzo.

Segundo ele, este projeto é apenas o início. “O Copo-semente é o passo inicial para motivar outras propostas e ações futuras. Queremos que a discussão interna do tema gere transformação na forma de ver o negócio. Sabemos que sustentabilidade é mais do que isso e queremos ir além”, completa.

Fontes: Hypeness, Ragazzo e Ciclo Vivo