Liderança climática

Disseminar a cultura da liderança climática é fundamental para promover a descarbonização da economia de uma maneira mais ampla.

Por definição, líder é aquele cuja ações exercem influência sobre o pensamento e o comportamento de outros atores. Ou seja, um líder climático é responsável pela influência positiva, demonstrando que é possível gerar valor financeiro alinhado à responsabilidade social e ambiental, com foco na crise do clima. Líder climático é aquele que consegue alcançar o tripé da sustentabilidade: ser economicamente viável, mantendo-se competitivo; ser ambientalmente positivo, antecipando ou reduzindo seus impactos; e socialmente justo, promovendo seu negócio em prol de toda a sociedade. Além disso, deve influenciar o comportamento de outros atores do mercado e de sua cadeia de valor.

Um plano de transição crível requer bom planejamento estratégico e robustez, mas também exige clareza e previsibilidade. E, para isso, a transição começa quando a organização segue uma missão e toma a decisão de medir para gerenciar. Sem informações confiáveis, é praticamente impossível que uma organização faça uma transição viável e justa.

Lucas de Assis: Analista de Mercado de Capitais, Supply Chain e Repórter Services no CDP Latin America

Assim, quando falamos de mudanças climáticas, um indicador importante para gerenciar é o volume de emissões de carbono da organização e de sua cadeia de valor. Com isso em vista, ter um processo de coleta e verificação das emissões de GEE é muito importante para o processo para uma economia de baixo carbono. E, não somente para a organização, mas para todos os atores que tomarão uma decisão baseada nessa informação, ou seja, engajar a cadeia de valores é fundamental para a eficácia do processo.

A agenda é construída por todos e para todos.

Engajar, cooperar e colaborar com a cadeia de valor são aspectos relevantes dessa jornada de internalização de externalidades. O resultado de tais esforços é a maior resiliência e mitigação dos impactos diretos e indiretos sobre os negócios.

Com uma governança transversal, dados confiáveis e uma cadeia de valor próxima da gestão, o passo seguinte é a definição de metas, sejam elas de redução de emissões ou de engajamento com mais atores da cadeia de valor, elas são necessárias para verificar o progresso e o sucesso da estratégia proposta. Planos de ação ambiciosos, revisados periodicamente, farão com que os indicadores possam estar, a cada ano, mais próximos dos resultados esperados.

A mensagem mais importante que fica é a referência de que na busca pelo tripé da sustentabilidade, um único líder climático não fará diferença, e é importante disseminar a cultura da liderança climática, para alcançarmos a descarbonização da economia de uma maneira mais ampla. 

Fonte: Um Só Planeta