Hábitos sustentáveis! Você tem? Descubra…
Será que os seus hábitos e comportamento de consumo praticados em sua vida, podem impactar os recursos naturais de nosso planeta e as pessoas?
Há quem se defenda encontrando diversas justificativas em seu favor, para legitimar o argumento de não ter nada ver com isso, afirmando que é um problema de responsabilidade dos governos, das indústrias e assim por diante. A analogia com aquela conhecida passagem onde um barco tinha um furo e que a água estava entrando, e a pessoa que estava do outro lado não quis ajudar, justificando que o furo estava do outro lado do barco, o desfecho desta história todos nós conhecemos, e, infelizmente, não foi boa para todos que estavam no mesmo barco.
Gosto e utilizo muito da frase de Gandhi, SEJA A MUDANÇA QUE VOCÊ QUER VER NO MUNDO! Hábitos cada vez mais sustentáveis devem ser uma prática de todos nós, e todos devem fazer sua parte, o governo, o setor produtivo, e a sociedade juntos. Precisamos transformar nosso país para uma economia mais sustentável e alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), cuidando com maior responsabilidade de nosso planeta e das pessoas.
Fabrício Attanásio – CEO da i-KOA Inovação & Transformação
Há quem se defenda encontrando diversas justificativas em seu favor, para legitimar o argumento de não ter nada ver com isso, afirmando que é um problema de responsabilidade dos governos, das indústrias e assim por diante.
Avalie a sua “pegada”
Uma forma de nos auto avaliarmos é conhecer nossa Pegada no Planeta, a chamada Pegada Ecológica, uma metodologia de contabilidade ambiental que:
1. Avalia a pressão do consumo da população humana sobre os recursos naturais. Permite comparar diferentes padrões de consumo e verificar se estão dentro da capacidade ecológica do nosso planeta.
2. Avalia a capacidade dos ecossistemas em produzir recursos úteis e absorver os resíduos gerados pelo ser humano. Assim, a Pegada Ecológica contabiliza os recursos naturais biológicos renováveis (vegetais e grãos, carne, peixes, madeira e fibras, energia renovável, etc.), segmentados em Agricultura, Pastagens, Florestas, Pesca, Área Construída e Energia e Absorção dos gases de efeito estufa (Dióxido de Carbono – CO2, etc).
Se você quiser quantificar o seu perfil, responda ao questionário em: http://www.footprintcalculator.org/home/pt
A partir do conhecimento de sua pegada ecológica, o site identifica quantos planetas seriam precisos se todos no planeta vivessem como você.
Pesquisa revela que 81% dos brasileiros adotam hábitos sustentáveis
A pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) consultou 2.021 cidadãos com idade a partir de 16 anos em todas as unidades da Federação, entre os dias 18 e 21 de novembro de 2023. A margem de erro no total da amostra é de 2 pp, com intervalo de confiança de 95% e a soma dos percentuais pode variar de 99% a 101%, devido ao arredondamento.
Os brasileiros têm adotado ações relacionadas à conservação do meio ambiente no dia a dia, embora ainda haja espaço para expansão do consumo sustentável.
A pesquisa revela: 81% adotam hábitos sustentáveis sempre ou na maioria das vezes, em 2022, eram 74%.
E nos últimos seis meses:
⦁ 73% evitaram desperdício de água sempre e 17% na maioria das vezes, somando 90%;
⦁ 69% evitaram desperdício de energia sempre e 20% na maioria das vezes, somando 89%;
⦁ 50% reduziram a produção de lixo sempre e 28% na maioria das vezes, somando 78%;
⦁ 52% reutilizaram água sempre e 22% na maioria das vezes, somando 74%;
⦁ 47% separaram lixo para reciclagem sempre e 18% na maioria das vezes, somando 65%;
⦁ 45% reutilizaram ou reaproveitaram embalagens de produtos sempre e 25% na maioria das vezes, somando 60%;
⦁ 43% reutilizaram o uso de embalagens sempre e 27% na maioria das vezes, somando 70%; ⦁ 43% reutilizaram o uso de embalagens sempre e 27% na maioria das vezes, somando 70%;
E, ainda:
⦁ 62% consideram difícil encontrar produtos sustentáveis em lojas:
⦁ 19% argumentam que sentem falta de campanhas de conscientização;
⦁ 15% admitem hábitos ruins e/ou desconhecimento.
Dicas para começar a desenvolver hábitos mais sustentáveis
1. Antes de comprar pare, pense e decida: na maioria das vezes compramos por impulso, reflita se realmente você precisa do que você está querendo comprar e qual a finalidade da compra.
2. Cuide do desperdício: como temos muitos recursos naturais e na maioria dos lugares fartura de alimentos e produtos, muitas vezes nos esquecemos disso.
3. Consumo e práticas sustentáveis: comece aos poucos e vá ampliando as práticas, privilegie a aquisição e consumo de produtos sustentáveis, especialmente de produtores locais. Eles podem ser de diversas naturezas, seja de produtores rurais e familiares, artesãos ou industrializados. Escolha produtos com embalagens reutilizáveis ou biodegradáveis, alimentos orgânicos de preferência de produtores locais, busque separar o lixo para reciclagem, e assim por diante.
4. Se você já tem essa conduta, observe os seus colegas do dia-a-dia. Sutilmente, tente conscientizá-los (no começo, vão chamá-lo de ecochato mas depois vão concordar com você. Vale a pena).
Fonte: SCTODODIA