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Projeto da USP ensina alunos de escola pública a criarem jogos virtuais voltados à sustentabilidade

Um projeto de extensão do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, integrou de maneira educativa e prática dois temas essenciais no cenário atual: o avanço tecnológico e a importância da sustentabilidade.

A iniciativa levou aulas de programação e lógica para alunos dos sextos e sétimos anos da escola estadual professor Sebastião de Oliveira Rocha. Ao longo de um semestre, eles aprenderam a utilizar um tipo de linguagem de programação chamada Scratch, que permitiu aos jovens desenvolverem oito jogos interativos com foco na sustentabilidade. De acordo com a professora Cynthia de Oliveira Lage Ferreira, coordenadora do projeto, nessa faixa etária os alunos estão receptivos a novas abordagens educacionais e possuem uma curiosidade genuína. Para ela, quanto mais cedo os alunos forem introduzidos a conceitos de lógica e programação, maior será a base sólida para o desenvolvimento de habilidades essenciais ao longo dos anos escolares seguintes.

Nosso objetivo foi desenvolver o raciocínio e o pensamento computacional e despertar o interesse dos estudantes para carreiras tecnológicas. Além disso, buscamos integrar esses conhecimentos com a urgente temática da sustentabilidade. Cynthia de Oliveira Lage Ferreira – Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) USP/São Carlos

Projetos criativos e experiências transformadoras

A professora Valéria Cristina Binoto Mendonça, que leciona matemática na escola estadual, foi a responsável pela integração da disciplina eletiva e enfatizou a importância da abordagem inovadora na aprendizagem dos jovens.

Os resultados e o impacto do projeto ficaram visíveis nos jogos criados pelos alunos. Gabriela  Ferracini Regulon desenvolveu com sua equipe um jogo onde o planeta luta contra a poluição e o aumento do gás carbônico, uma metáfora poderosa sobre a necessidade de preservação ambiental.

Da mesma forma, Arthur de Souza Pollo encontrou inspiração para criar um jogo em que um gato coleta sacos de lixo em tempo limitado, enquanto Davy Eduardo Christinelli de Sousa destacou sua aspiração de se tornar programador, enfatizando a importância de proteger o meio ambiente.

Futuro 

Cerca de 70 alunos já passaram pela disciplina eletiva, que começou a ser oferecida na escola estadual em 2023. No próximo ano, a disciplina será disponibilizada a alunos dos oitavos e nonos anos da mesma escola, mas a ideia é, em breve, incluir alunos do ensino médio, oferecendo-lhes a possibilidade de aprender Python e outras linguagens de programação mais avançadas. Além disso, a professora Cynthia e sua equipe estão explorando a alternativa de gravar vídeos educativos e enviá-los aos professores, ampliando o impacto do projeto.

O que é Scratch

Scratch é uma linguagem de programação desenvolvida pelo laboratório Lifelong Kindergarten do Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos, em 2007. Projetada para iniciantes, especialmente crianças a partir de oito anos, simplifica o aprendizado de conceitos matemáticos e computacionais sem exigir conhecimento prévio de outras linguagens.

Fonte: Assessoria de Comunicação do ICMCUSP / São Carlos