Cerveja com menos água

Ambev reduz consumo de água por litro de cerveja produzida.

A Ambev anunciou recentemente que reduziu o consumo de água por litro de cerveja produzida. A empresa antecipou a meta de eficiência hídrica definida para 2025 e alcançou a média de 2,5 litros de água para cada litro de cerveja. De acordo com a companhia, em 2020 o consumo de água foi 4,7% menor do que em 2019. E 55% se comparado com o consumo de água em 2002.

Para chegar a esses resultados, a empresa afirma estar investindo em processos, diretrizes, objetivos e metas a serem seguidas. “Por isso, criamos o nosso Sistema de Gestão Ambiental, um conjunto de procedimentos periodicamente revisado que serve como guia para o nosso trabalho”, diz Mariana Appel, especialista em meio ambiente da Ambev.

Uma das principais inovações para melhorar o índice de economia de água foi a instalação de medidores em todas as etapas do processo produtivo. “Essa medição nos possibilita um controle mais eficaz, já que é possível analisar os indicadores de cada fase do processo. Outra ação eficaz para economia de água é a padronização de processos e a replicação de boas práticas que surgem por iniciativa dos nossos próprios funcionários”, afirma. Mariana diz que a empresa estabeleceu metas de sustentabilidade com objetivos de curto, médio e longo prazo. “No curto prazo, estabelecemos quatro metas a serem batidas até 2025, mas cujo impacto significativo contribui para um futuro melhor no longo.

São elas: agricultura sustentável, gestão de água, embalagem circular, mudança climática e empreendedorismo. A ideia é melhorar cada vez mais nossos índices de ecoeficiência.”

Fonte: UOL/Boas Notícias