“… que se lixe!”

A China não importa mais lixo!

Virem-se, tô nem aí!

Este é, em síntese, o recado da China para os países ricos das Américas e da União Européia.

Desde o início de 2018, a China vetou a importação de lixo para reciclagem.

Deixou de ser economicamente interessante.

Nos últimos anos, a China e Hong Kong, juntos, importaram mais de 72% de todo o lixo plástico do mundo. 

Desde que os registros começaram a ser feitos, em 1992, a China recebeu cerca de 106 milhões de toneladas de plástico – cerca da metade das importações de plástico descartado no mundo.

Agora, cientistas da Universidade da Geórgia (Estados Unidos) calcularam o potencial impacto da nova legislação e como ela pode afetar os esforços para reduzir o descarte de plástico em aterros sanitários e no ambiente.

O novo estudo, publicado na revista Science Advances, conclui que a nova legislação chinesa deslocará 111 milhões toneladas de plástico até 2030 – e ninguém sabe ao certo para onde.

Portanto, precisamos desenvolver programas de reciclagem mais robustos domesticamente e repensar o uso e o design de produtos plásticos”, disse uma das autoras do estudo, Jenna Jambeck, da Universidade da Geórgia.

A China “cansou” de ser a “lixeira do mundo”.

Muitos países ficaram sem ter o que fazer com seus resíduos plásticos.

Os autores do estudo alertam: sem porto de chegada, o melhor mesmo é reduzir a carga no ponto de partida. Ou seja, mudar o atual sistema, pensar em novas estratégias de reciclagem de plástico e diminuir de forma substancial e rápida a produção de lixo plástico.

Fonte: Science Mag, eCycle, Jornal do Brasil