5 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente

Atualize o seu vocabulário com os termos cada vez mais presentes no dia a dia de empresas, governos e cidadãos.

O Dia Mundial do Meio Ambiente, criado em 1972 na Conferência de Estocolmo, na Suécia, pela Organização das Nações Unidas (ONU), é comemorado no dia 5 de junho. A data tem como objetivo estimular a consciência global sobre o nosso planeta e apoiar práticas sustentáveis. Somente com uma mudança de comportamento da sociedade e, acima de tudo, se torne protagonista dessa mudança, teremos de fato práticas socioambientais de maior efetividade para uma proteção ambiental.

É preciso refletir muito sobre a relação do ser humano com o meio ambiente, sendo que meio ambiente é tudo pois é união do meio ambiente natural com o meio ambiente construído pelo ser humano incluindo o próprio ser humano.

Pergunte-se:
  • O que eu estou fazendo e o que eu posso fazer que diminuir impactos ambientais e poluições?
  • O que eu posso fazer para preservar?
  • Quais atitudes e hábitos eu posso aperfeiçoar para contribuir com ações globais de mudanças para o planeta?
Atualize-se:
– ESG
Sigla do inglês Environmental, Social e Governance (Ambiental, Social e Governança Corporativa)

Índice que avalia se uma empresa cumpre esses três princípios: “E” quanto ao impacto no Meio Ambiente, “S” quanto às garantias dos direitos humanos, “G” quanto às boas práticas de gestão.

– GEE
Sigla para Gases de Efeito Estufa

Os principais gases que provocam o efeito estufa (aprisionamento do calor na superfície terrestre) são:

  • Monóxido de Carbono (CO) e Dióxido de Carbono (CO2) provenientes de queimadas de matas e de combustíveis fósseis.
  • Clorofluorcarbonos (CFC) provenientes de sistemas de refrigeração.
  • Óxido Nitroso (N2O) provenientes da queima de combustíveis.
  • Dióxido de Enxofre (SO2) provenientes da queima de diesel, subproduto da siderurgia e termoelétricas.
  • Metano (CH4) proveniente da decomposição de alimentos na digestão animal e aterros sanitários.
– Pegada de Carbono

Medida usada para calcular o resultado causado pelos GEE em uma determinada ação, seja de uma pessoa, de uma coletividade, de uma atividade empresarial ou eventual. Os danos dos gases emitidos são convertidos em uma unidade CO2eq (dióxido de carbono equivalente) mediante uma tabela.

– Selo Verde ou Eco-Selo

Certificação conferida a produtos para orientação do consumidor. Referem-se à medida das responsabilidades adotadas pelo produtor na confecção do produto, como a origem dos materiais empregados, o respeito às regras humanitárias e trabalhistas, o destino dos subprodutos e dejetos na produção.


Quer saber mais? Acordo de Paris // Agrofloresta // AgTechs // Aquecimento Global // Biocompostável // Biodegradável // Biodesign // Bioeconomia // Biodiversidade // Composteira // Créditos de Carbono // Crise Hídrica // Ecodesign // Economia Circular // Economia Verde // Eletromobilidade // Energia Limpa // Energia Renovável // Estado de Emergência Climática // Floresta Primária // Fundo Amazonia // Logística Reversa // Títulos Verdes consulte o glossário Folha/UOL

Fontes: Folha/Uol – O Progresso Digital