ConsumoEconomiaEnergiaEnergia solarInovaçõesMeio AmbientePainel SolarPlásticoPolíticaReciclagemSustentabilidade

Gente que inspira: parte 4

Nem todos os heróis vestem capa especiais e aparentam enorme força física. Para escrever uma nova história para a Terra é preciso determinação e uma boa dose de mãos à massa. Sai ano, entra ano, e nosso Planeta segue girando na imensidão espacial com problemas que parecem maiores do que a gente pode dar conta. Mas onde há esperança de dias melhores, há possibilidade de mudança. Afinal, é caminhando que o caminho aparece.

Estudante cria painel solar feito de lixo orgânico que gera energia sem luz direta

Com o objetivo de tornar a geração de energia solar ainda mais eficiente, o jovem estudante de engenharia elétrica Carvey Maigue desenvolveu uma nova tecnologia para essa área. Ele inventou um painel solar que capta a luz ultravioleta (UV) que atravessa as densas coberturas de nuvens, garantindo geração de energia mesmo sem a incidência direta de luz.

Os painéis solares batizados de AuReus têm outra característica sustentável: um dos componentes mais importantes da invenção é proveniente de resíduos. Os compostos luminescentes orgânicos são derivados de frutas e vegetais reciclados.

De acordo com Maigue, testes preliminares mostram que o painel solar AuREUS pode produzir energia quase em 50% do tempo, à frente dos 15% a 22% dos painéis solares convencionais. Com a invenção, Maigue recebeu o Prêmio de Sustentabilidade do James Dyson Awards, premiação da Fundação Dyson para inventores.

Um dia estava nublado e chuvoso e meus óculos, que normalmente reagem à luz do sol, escureceram. Eu entendi que mesmo quando está nublado e chuvoso, a luz ultravioleta ainda nos atinge. Painéis solares convencionais não podem absorver luz ultravioleta, é para isso que minha invenção oferece uma solução

Carvey Maigue

Fonte: Um Só Planeta

Próximo capítulo:

“Zé das Sementes”: jovem de Brumadinho colhe frutos e grãos para reflorestar área destruída