Gente que inspira: parte 3
Histórias de pessoas comuns que estão ajudando a construir um mundo mais sustentável e justo.
Nem todos os heróis vestem capa especiais e aparentam enorme força física. Para escrever uma nova história para a Terra é preciso determinação e uma boa dose de mãos à massa. Sai ano, entra ano, e nosso Planeta segue girando na imensidão espacial com problemas que parecem maiores do que a gente pode dar conta. Mas onde há esperança de dias melhores, há possibilidade de mudança. Afinal, é caminhando que o caminho aparece.
Menina de 12 anos cria garrafa comestível para reduzir lixo nas praias
Todos os anos a jovem norte-americana Madison Checketts, de 12 anos, frequenta praias da costa sul da Califórnia, nos Estados Unidos, durante as férias com a família. Depois de notar locais cheios de garrafas plásticas, ela começou a estudar sobre poluição plástica e maneiras de reduzi-la. Assim, Checketts criou o que chama de Eco-Hero, uma garrafa de água gelatinosa e comestível, que contém cerca de três quartos de um copo de água e custa cerca de US$ 1,20 para ser produzida.
Basta abrir um buraco no topo da membrana gelatinosa, beber a água e depois comer a membrana ou jogá-la em local adequado, com a certeza que será consumida ou degradada.
A ideia começou a ser desenvolvida em outubro de 2021, como parte da feira de ciências de sua escola primária, Eagle Mountain, em Utah, nos EUA. Depois de ser selecionada para competir com outros estudantes do distrito escolar, ela ganhou o primeiro lugar no concurso e avançou para uma competição nacional, além de ser uma das finalistas do concurso da Broadcom Masters Competition 2022, a principal competição de ciência, tecnologia, engenharia e matemática dos EUA para alunos do ensino médio.
Depois de ver o plástico poluindo minhas praias favoritas, ano após ano, decidi fazer algo a respeito.
Madison Checketts
Fonte: Um Só Planeta
Próximo capítulo: