ÁguaEducaçãoESGEsgotoFelicidadeMeio AmbientePolíticaPoluiçãoSustentabilidade

Gente que inspira: parte 5

Nem todos os heróis vestem capa especiais e aparentam enorme força física. Para escrever uma nova história para a Terra é preciso determinação e uma boa dose de mãos à massa. Sai ano, entra ano, e nosso Planeta segue girando na imensidão espacial com problemas que parecem maiores do que a gente pode dar conta. Mas onde há esperança de dias melhores, há possibilidade de mudança. Afinal, é caminhando que o caminho aparece.

“Zé das Sementes”: jovem de Brumadinho colhe frutos e grãos para reflorestar área destruída

Nascido em Capelinha, no interior do Estado mineiro, o jovem José Fernandes, de 19 anos, resolveu agir em prol da natureza após ver o efeito devastador que o rompimento da barragem do Córrego do Feijão, que aconteceu no dia 25 de janeiro de 2019 no município da Região Metropolitana de Belo Horizonte, causou na comunidade.

Carinhosamente chamado de “Zé das Sementes“, ele dedica a maior parte dos seus dias aos estudos e à coleta de sementes de árvores nativas que estão ajudando a reflorestar a região e garantir a conservação das espécies – algumas, ameaçadas de extinção.

A coleta, ele entende, estabelece uma relação das pessoas com a floresta, uma relação de respeito e descoberta. José Fernandes é um dos integrantes do “Projeto Sementes”, iniciado pela Vale em 2019, ano do rompimento da barragem. 

Sempre gostei da natureza, mas nunca imaginei trabalhar com coleta de sementes, é uma surpresa muito boa. Ser ‘mateiro’, como diz na roça não estava nos meus planos, mas agora pretendo aprofundar meus conhecimentos e fazer uma faculdade de Biologia.

José Fernandes

Fonte: Um Só Planeta

Próximo capítulo:

Jovens brasileiros constroem cisternas para comunidades assentadas e recebem prêmio da ONU