Água aguardada
A natureza pede socorro. Enfrentamos sérios problemas de abastecimento e manutenção dos recursos hídricos.
Estudos mostram que, nos próximos anos, o mercado terá um portfólio maior de produtos sólidos. A necessidade de conservar lençóis freáticos, rios e mares é cada vez mais importante na cadeia produtiva. Trata-se de uma geração de produtos com pouca ou nenhuma água na formulação, bem como processos mais sustentáveis de desenvolvimento e embalagens. A preocupação com o meio ambiente e o interesse dos mais jovens em consumir produtos descomplicados impulsiona a tendência.
Waterless beauty – As vantagens da beleza sem água
Quando falamos em waterless beauty, estamos englobando essencialmente três pilares: economia de água no preparo e na fórmula, alternativas eco-friendly de embalagens e, finalmente, ingredientes pouco diluídos — e, portanto, mais potentes e com menores chances de contaminação.
A pegada hídrica escondida no consumo de um produto é um ponto muito importante”, pontua Patricia Lima, fundadora da Simple Organic, que enxerga como um desdobramento do interesse pela beleza limpa. A história ganha corpo principalmente pela participação da geração Z, que encara o ato da compra com mais propósito e se interessa pela transparência dos processos da cadeia produtiva.
Sabonete em pó, xampu sólido: produtos de beleza sem água são a bola da vez
A apresentação de um formato diferente de produto, como é o caso dos xampus e cosméticos em barra, faz com que as pessoas entendam que é possível reduzir o volume de embalagens e o uso da água sem perder em performance.
Mas as vantagens também se aplicam à eficácia? Em boa parte dos casos, sim. A pele se beneficia da diminuição de água na composição dos cosméticos — sem ela, o produto está menos suscetível à proliferação de bactérias e alguns conservantes se tornam dispensáveis.
Sabonetes em pó: basta diluir na água que já seria usada no enxágue. A quantidade utilizada muda a textura e o sensorial.
A água representa 80% do volume de um xampu líquido tradicional. E este produto, por sua vez, é usado… no chuveiro, com mais água. Faz sentido otimizar essa conta. Outro ponto é que barras podem ser embaladas com papel, já loções precisam de embalagens de vidro ou plástico. Enquanto fora do Brasil existem até condicionadores em pó, por aqui já dá para experimentar versões sólidas.
Fonte: UOL/Universa