Papa apoia cooperativas para a exploração de energias renováveis

Setor é uma das principais preocupações do novo «manual ecológico» do Vaticano.

Neste dia 04 jul 2020 – Dia Internacional das Cooperativas, o Papa publicou uma mensagem de apoio às cooperativas para a exploração de energias renováveis, que permitem o “autoabastecimento local”. “Elas podem fazer a diferença na luta contra as mudanças climáticas, graças a um forte sentido de comunidade e ao amor pela própria terra”, escreve Francisco, na sua conta do Twitter.

Há 100 anos, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) criou sua Unidade Cooperativa. E até hoje, permanece como a única parte do sistema das Nações Unidas com um mandato explícito nas cooperativas.

A pandemia da COVID-19 afetou o mundo do trabalho e as cooperativas são muito importantes para impulsionar a causa da justiça social.

E o Vaticano aponta para uma solução de problemas como pobreza, desemprego, desigualdades sociais, saúde pública, elegendo em especial as “Cooperativas para a Ação Climática”.

É justamente porque o modelo cooperativo alinha ações a curto prazo com uma visão a longo prazo, que ele pode nos dar uma percepção valiosa sobre como enfrentar crises globais, sejam elas pandemias ou mudanças climáticas.

As propostas do Papa Francisco alertam a importância de atravessarmos a crise da COVID-19, incentivando as cooperativas de produtores e de consumo, cruciais em manter as cadeias de suprimentos de bens e serviços essenciais, recorrendo às suas comunidades e “relocalizando” economias. As cooperativas financeiras criando fundos de solidariedade para apoiar negócios afetados e populações vulneráveis. Cooperativas industriais, de trabalho e sociais transformando seus produtos e serviços para atender às demandas locais urgentes por equipamentos de proteção, alimentos, suprimentos e assistência social.

Esta abordagem baseada em “recursos locais” não só apoia comunidades em tempos de crises, mas também contribui para a adaptação e mitigação das mudanças climáticas.

Uma nova geração de cooperativas está conduzindo a transição para a energia renovável de propriedade da comunidade, explorando as energias eólica, solar e do biogás.

Se quisermos construir um futuro do trabalho centrado nas pessoas, mais justo e ecológico; um futuro que atenda às pessoas e ao planeta em conjunto, se estamos verdadeiramente comprometidos a realizar a Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável, então temos que garantir que as cooperativas continuem a ser os agentes decisivos que elas sempre foram.

Fontes: Agencia Ecclesia / ONU-Brasil