Baterias de cimento: futuro pode ter prédios armazenando energia

Edifícios inteiros capazes de armazenar energia, como uma bateria gigante, em seu próprio concreto.

Uma equipe de pesquisadores da Universidade Tecnológica de Chalmers, em Gotemburgo, na Suécia, desenvolveu uma bateria recarregável à base de cimento. A tecnologia torna possível, em tese, que edifícios inteiros sejam capazes de armazenar energia, como uma bateria gigante, em seu próprio concreto. Segundo o estudo, publicado em março deste ano na revista científica Buildings, seria possível utilizar a própria estrutura de uma casa e até mesmo de prédios inteiros ou construções de concreto como pontes e viadutos para armazenar energia. Assinam o trabalho os pesquisadores Emma Zhang e Luping Tang, que construíram os primeiros protótipos do tipo inédito de bateria.

Segundo a pesquisadora, a tecnologia também poderia ser integrada a painéis solares para fornecer eletricidade, se tornando até mesmo fonte de energia em sistemas de monitoramento remotos, como em rodovias ou pontes – em que sensores operados por uma bateria de concreto poderiam inclusive detectar rachaduras ou corrosão.

A ideia ainda está em um estágio inicial, mas parece promissora e combina com o conceito de cidades inteligentes – com prédios inteiros armazenando energia. Questões técnicas precisam ser estudadas antes que as baterias de cimento possam ser comercializadas: agora é preciso pensar como aumentar sua vida útil, bem como seu número de ciclos de carga e descarga, além de desenvolver as técnicas de reciclagem do concreto para as baterias no final de sua vida útil.

No estudo, a equipe afirma que os materiais de construção avançados do futuro estão sendo concebidos para fornecer recursos inteligentes multifuncionais, como autoalimentação e autodetecção para aplicações de monitoramento de integridade estrutural. Além disso, os futuros materiais de construção também podem assumir funções adicionais, como fontes de energia renováveis, que irão coletar e armazenar energia renovável, como solar e eólica.

Aplicações da bateria de cimento

A equipe acredita que a tecnologia possa ser utilizada em aplicações como iluminação a LED, para disponibilização de conexões sem fio e até mesmo para a criação do que eles chamam de “concreto funcional“, capaz de monitorar a sua própria integridade.

O conceito de utilizar estruturas e edifícios como fonte e armazenamento de energia pode ser revolucionário, pois oferece uma solução alternativa para resolver a crise energética ao disponibilizar uma grande quantidade de armazenamento de energia.

Fonte: Tecmundo