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Quanto plástico tem em um pedido no delivery?

Descubra que tipo de material gera a maior parte dos resíduos que são descartados quando você pede comida.

Será que o plástico é o maior gerador de resíduos no delivery? Qual é seu verdadeiro peso na composição das embalagens necessárias para que a comida chegue bem na sua casa? Para encontrar a resposta a essas questões, o iFood calculou a média da quantidade de cada tipo de resíduo correspondente a cada pedido. Esse estudo inédito de mensuração de resíduos gerados no delivery tem o objetivo de zerar a poluição plástica no delivery até 2025, evitando o uso de embalagens desnecessárias, propondo soluções mais sustentáveis para substitui-las ou criando oportunidades para reciclá-las. 

Cada pedido no iFood tem, em média, 96,4 gramas de resíduos, aponta o estudo. A maior parte (57,9 gramas, ou 60%) é papel —e 30% desse material corresponde às sacolas de transporte, que são uma opção mais sustentável às sacolas plásticas. A seguir vem o plástico, responsável por 27% da composição, em peso, da embalagem de um pedido (ou 26,1 gramas da quantia total de resíduos). Em menor volume estão os materiais biodegradáveis (9%), o alumínio (2%) e o vidro (1%). Vamos zerar a poluição plástica e as ações do iFood mostram nossa evolução nesse sentido.

Fabiane Staschower – iFood
Como o delivery pode produzir menos resíduos?

Para reduzir esse número, o iFood tem desenvolvido ações de impacto ambiental, como campanhas de conscientização para evitar o uso desnecessário de plástico, busca por alternativas mais sustentáveis para embalagens descartáveis e incentivo à reciclagem.

Para isso, a empresa tem desenvolvido ações de impacto ambiental, como campanhas de conscientização para evitar o uso desnecessário de plástico, busca por alternativas mais sustentáveis para embalagens descartáveis e incentivo à reciclagem.

Amigos da Natureza

Com a campanha “Amigos da Natureza”, o aplicativo do iFood passou a dar aos clientes a opção de dispensar o envio de garfos, colheres, facas e canudos plásticos ao fazer o pedido. Até agora, 40% dos restaurantes já aderiram à iniciativa, resultando em mais de 260 milhões de pedidos enviados sem itens de plástico e evitando 600 toneladas de talheres plásticos.

Embalagens sustentáveis 

Para acelerar a redução de plástico nas entregas e oferecer soluções sustentáveis para a substituição dessas embalagens, o iFood tem buscado alternativas com parceiros, como a Suzano, Klabin e a growPack

Em uma ação no Rock in Rio, em setembro de 2022, o iFood disponibilizou mais de 230 mil embalagens sustentáveis para restaurantes do festival de música, feitas de papel 100% reciclável, com matéria-prima de fonte renovável, biodegradável e livre de plástico. Em breve, será lançada uma embalagem feita com palha de milho, desenvolvida em parceria com a growPack.

Reciclagem

Com o objetivo de fortalecer a cadeia de reciclagem e dar o destino correto ao lixo, o iFood implantou 80 PEVs (Ponto de Entrega Voluntária) no Rio de Janeiro, em São Paulo e na Bahia.  

O projeto Já Fui Bag, em parceria com a Greening e a Retalhar, recolhe as mochilas do iFood que já não estão mais em condições de uso e transforma o material em novos produtos, como sacolas e pochetes, ou até em combustível para a indústria. Entre 2020 e 2021, 124 toneladas de bags já foram recuperadas em vez de ir para o aterro.

Fonte: iFood News