Reciclagem: 7 itens que causam dúvida

Na Idade Média surgiram os primeiros serviços de coleta de lixo. Inicialmente prestados por particulares e, depois, pelo serviço público.

Reciclagem: pegar algo que não tem mais utilidade e transformá-lo novamente em matéria-prima para que se forme um item igual ou sem relação com o anterior. Alguns bens de consumo, como latas de alumínio, papel de escritório, garrafas PET e recipientes de plástico são reciclados em grandes quantidades. A reciclagem desse tipo de material era comum no início do século XX, quando muitos produtos eram reutilizados devido às crises econômicas (como a de 1929) e às guerras mundiais. Na década de 1940, produtos como o náilon, a borracha, papel e muitos metais eram racionados e reciclados, para ajudar a suportar o esforço da Segunda Guerra Mundial (1939-1944).

Desde que o mundo é mundo, o lixo existe. Os nômades já descartavam os restos dos animais que caçavam e, à medida em que o homem foi ficando mais “civilizado”, a quantidade de lixo produzida por ele também aumentou. As civilizações antigas (como os hindus) já dispunham de sistema de esgoto, além de pavimentação nas ruas. Os israelitas, por exemplo, possuíam regras explícitas de como descartar seus excrementos e os restos dos animais sacrificados, bem como os cadáveres e o lixo produzido no reino. Na Idade Média, várias cidades italianas tinham normas para a destinação de objetos e carcaças de animais, assim como a eliminação de águas paradas e a proibição de lixo e fezes nas ruas.

eCycle
A questão é que nem sempre papel e plástico, por exemplo, podem ir direto para as lixeiras de coleta seletiva.

Além disso, alguns itens podem, inclusive, contaminar um lote inteiro de materiais para reciclagem.

As regras variam de município para município e, para que uma boa ação não resulte em prejuízos, o ideal é pesquisar as regras da região em que você mora.

Dúvida: Confira alguns dos produtos que já foram proibidos no exterior:

1- Caixa de pizza: O papelão que está contaminado com óleo, que não pode ser separado da fibra.

2- Plásticos de iogurte: Nos EUA e na China, recipientes de plástico para iogurte, manteiga e óleo não são mais aceitos em estações de reciclagem. No Brasil, eles também são pouco aproveitados.

3- Copo de café: A maioria dos copos descartáveis de café é forrada com filme de polietileno. O material é difícil e caro para processar, o que inviabiliza sua reciclagem.

4- Embalagem de plástico com óleo: Caixinhas de salada com azeite, por exemplo, só podem ser recicladas se forem lavadas. Caso contrário, perdem valor pelo resíduo.

5- Saco plástico: Os saquinhos tradicionais não costumam ser reciclados por não valer a pena do ponto de vista financeiro. Logo, não se esqueça de despejar os produtos reciclados no lixo especial, separando a sacola.

6- Papel fotográfico: A fotografia é uma mistura de papel com plástico que não pode ser separada no processo de reciclagem.

7- Espelho: Apesar de ter vidro em sua composição, o material também possui nitrato de prata. O ideal é dar novas utilidades a ele.

Mesmo que você saiba que um item pode ser reciclável, isso não significa que ele será efetivamente reciclado. Portanto, é muito importante reduzir sua quantidade de resíduos. A compostagem doméstica é essencial para isso, em termos de resíduos orgânicos.

Quanto aos recicláveis, a mudança de hábitos é fundamental. Sempre que puder, evite embalagens ou use produtos com a embalagem reutilizada. Se não for possível, procure pelo menos por embalagens recicladas e/ou recicláveis.

Fonte: Época Negócios, eCycle