ConsumoEconomiaEmbalagensESGInovaçõesLixoMeio AmbientePlásticoPoluiçãoReciclagemSaneamentoSustentabilidade

Papel para substituir plástico bolha em embalagens

Além da proposta sustentável, os novos materiais podem dar estilo aos embrulhos.

Unindo inovação e sustentabilidade, o empreendedor Hugo Maluf resolveu criar a Imballa, empresa que produz e vende papel como alternativa ao plástico bolha para embalagens. O negócio foi gestado de olho na demanda crescente por esse tipo de solução, seja por pequenas marcas, seja por grandes redes de logística.

Eu nunca aceitei muito plástico na minha vida. Começamos e ainda estamos muito focados nos pequenos parceiros, mas a empresa já está estruturada para atender grandes redes. Temos dois grandes projetos com uma grande rede de distribuição e com um grande player do e-commerce.

Hugo Maluf – empresário

Sua família já teve uma empresa de papel por gerações, até decidir vendê-la, em 2015, em busca de outras oportunidades de negócio.

A Imballa começou sua operação no final de 2021, com um investimento de R$ 100 mil. O faturamento está na casa dos R$ 80 mil e, nos próximos dois meses, espera triplicar essa cifra após a chegada de dois grandes clientes de peso.

O produto

O papel do tipo buzz (também chamado kraft) é produzido de modo que se assemelha aos favos de cera feitos por abelhas. É graças a essa estrutura que o material consegue envolver e proteger objetos, tornando-se uma opção ao uso de plástico bolha, por exemplo.

De olho em produtos para a linha de logística, o empreendedor diz ter notado o ganho de protagonismo nas questões ecológicas e de sustentabilidade. Em suas pesquisas de mercado, decidiu instalar uma máquina capaz de produzir o material no Brasil e, junto a isso, colocar no ar um canal de vendas online.

O mercado

A empresa trabalha com produtos de prateleira, disponibilizados no site. Além do papel “colmeia” ou kraft, a empresa vende um tipo de caixa preenchida por papel, que pode substituir as bolsas de ar de plástico.

Além da sustentabilidade, esse material vem ganhando apelo pela sua capacidade de estilização, podendo ser colorido e ter impressão de marca.

A grande procura é por grandes centros de distribuição que precisam de alternativa ao plástico. Além disso, outros mercados se mostraram interessados, como o de linha de flores e decoração, que são surpreendentes, onde o papel ganha outro valor nas embalagens pela criatividade.

Fonte: Um Só Planeta