ConsumoInovaçõesMeio AmbientePlásticoPoluiçãoSustentabilidade

Couro de laboratório

Startup usa a técnica de cultivo de células de maneira ecológica para fabricar couro com a qualidade do couro real.

A ameaça da mudança climática é global, com terríveis consequências diretas e indiretas. Um dos principais contribuintes para as emissões de gases de efeito estufa é o setor pecuário . A pecuária também é uma das principais causas de desmatamento, poluição da água e do ar e perda de biodiversidade. há um movimento crescente para modernizar a agricultura e reimaginar a forma como obtemos nossos preciosos recursos. Por meio da Agricultura Celular , produtos agrícolas como insulina , baunilha, carne e couro podem ser criados sem o impacto negativo dos métodos tradicionais de abastecimento e produção.

Os humanos sempre foram muito melhores em inventar ferramentas do que usá-las com sabedoria.”

Yuval Noah Harari

Desde o início, os seres humanos dependem de plantas, animais e recursos minerais para nossa sobrevivência. A revolução agrícola e, mais tarde, a revolução industrial mudaram radicalmente o nosso comportamento. Hoje, consumimos com pouca consideração pelo impacto que isso tem em nosso mundo e, finalmente, em nós mesmos. Estamos explorando demais nossos recursos naturais a um ponto em que nosso modo de vida se tornou insustentável.

Agricultura Celular

Empresas como a startup VitroLabs acreditam que para fazer mudanças substantivas, mais do que apresentar alternativas, é preciso fazer substituições. Devemos encontrar novas e melhores fontes para os produtos existentes que prejudicam o meio ambiente e substituir os processos destrutivos que os produzem atualmente.

A Agricultura Celular permite aproveitar os processos naturais, por definição, da natureza para fazer os mesmos produtos em laboratório com a qualidade a que você está acostumado, sem a crueldade, o abate ou a degradação ambiental que acompanham processos ‘tradicionais’ de hoje.

99% dos animais de criação nos EUA, vêm de fazendas industriais
Para maximizar a produção de carne, as vacas têm que ser maiores e mais musculosas do que seus ancestrais.
Criadas em confinamento, com 2.000 a 100.000 outras vacas. Alimentadas com uma dieta de milho e grãos, em vez de sua dieta 'natural' de grama. 
Enquanto o milho e o grão aceleram o ganho de peso, também levam a doenças, que são agravadas pelo grande número de vacas alojadas juntas.
Para manter suas doenças causadas por suas condições de vida e dieta sob controle até que ela seja grande o suficiente para o abate, ela é injetada e alimentada com antibióticos, hormônios e outras drogas.

Hoje temos produtos alimentícios como hambúrgueres vegetarianos feitos de feijão, soja e outros ingredientes à base de plantas. Laticínios à base de nozes e soja. Couro com alternativas à base de plástico, fibra vegetal e micélio. Porém, essas alternativas não se tornaram populares seja pelo sabor e/ou qualidade. Mesmo as pessoas que se preocupam com o bem-estar animal sabem o impacto ambiental negativo que os plásticos têm.

Empresas como Memphis Meats , Shiok Meats e outras estão cultivando carne de verdade sem criar ou abater animais, para que os consumidores não precisem mais escolher entre meio ambiente, bem-estar animal ou os materiais e alimentos de origem animal que eles apreciam.

Escolhas diferentes – a jornada pela frente

Nossos oceanos estão sendo esgotados a uma taxa sem precedentes. Nosso solo superficial está sendo erodido em ritmo acelerado, em parte devido às monoculturas, como grãos e soja, usados ​​em confinamentos de animais. Os próprios confinamentos estão poluindo nossos cursos d’água, levando à contaminação de nossas águas subterrâneas e proliferação de algas em águas doces e costeiras.

Temos o benefício de retrospectiva, percepção e dados que as gerações anteriores não tinham. De posse desse conhecimento, cabe a nós escolher o caminho a seguir, sabendo que nossas escolhas de hoje são escolhas que impactarão as gerações futuras.

Não é o mais forte da espécie que sobrevive, nem o mais inteligente. É o que é mais adaptável à mudança.” 

Charles Darwin

Fontes: Pequenas Empresas-Grandes Negócios(Globo) / VitroLabs Inc