ÁguaConsumoInovaçõesPainel SolarPolíticaPoluiçãoSustentabilidade

Garrafa transforma qualquer água em água potável

Brasileira vence concurso mundial com uma invenção que pode mudar o mundo.

Bárbara Paiva, estudante brasileira de engenharia da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), venceu a competição mundial “Red Bull Basement”, ao apresentar uma garrafa capaz de tornar potável qualquer água imprópria para o consumo humano. Depois de uma seleção nacional, na qual superou 443 equipes de todo o país, Bárbara foi para a disputa mundial, realizada em Istambul, na Turquia, no último dia 27, quando superou os concorrentes de outros 44 países.

Quando soube que 1,5 milhão de pessoas morrem anualmente de doenças que poderiam ser evitadas em grande parte com água potável e saneamento, ela decidiu fazer algo a respeito. Visando os temas Água Limpa e Corpo e Mente, ela idealizou a AQUALUX , uma garrafa que filtra, esteriliza e refresca a água usando a luz solar

A AQUALUX cabe na mão e produz água esterilizada por meio da radiação, com filtro carregado a partir da luz solar, ou seja, energia renovável e não-poluente. Como não é necessária nenhuma fonte de energia convencional, tem potencial para fornecer água potável em qualquer lugar, tanto para pessoas que vivem em áreas sem acesso a saneamento básico quanto para quem se encontra em locais remotos.

A invenção da jovem brasileira tem potencial para transformar a sociedade, considerando a quantidade de pessoas no mundo ainda sem acesso à água potável.

Com o ajuste no desenvolvimento de alguns pontos, a invenção pode se tornar um empreendimento escalável. Definidos os seus diferenciais competitivos e o mercado de potenciais consumidores, os investidores certamente surgirão.

Fonte: RedBull – Itupeva Agora