Itaipu usa carros elétricos compartilhados
Pensando nisso, a Usina Itaipu criou um projeto batizado de Sistema de Compartilhamento Inteligente (SCI), visando a promoção da utilização de carros elétricos, a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e a diminuição das emissões de CO2 emitidas pelos carros convencionais. A usina contou com a parceria do Centro de Excelência para a Inovação da Indústria Automóvel (Ceiia), de Portugal.
O compartilhamento de carros elétricos ainda é um projeto piloto, mais já está em fase de teste e sendo usado pelos colaboradores da usina e do Parque Tecnológico Itaipu. Toda a execução será feita através do aplicativo Mob-i (Programa de Mobilidade Elétrica Inteligente), e que deverá ser baixado pelos usuários pelo Google Play (Android) e Apple Store (IOS).
Após a fase de testes a ideia é usar novos modelos para rodarem fora da cidade.
O app é um projeto criado em 2014 para incentivar a promoção da mobilidade sustentável, e desenvolvido a partir de uma parceria entre a Itaipu Binacional, o Parque Tecnológico Itaipu e o Centro de Excelência para a Inovação da Indústria Automóvel de Portugal.
Fase de testes e ajustes
A princípio, o SCI empregará dez veículos elétricos modelo Twizy, da Renault, e quatro pontos de mobilidade inteligente (PMI), que servirão como locais para retirada, devolução dos carros e carregamento, que estarão localizadas no Escritório Central, Edifício de Produção, Barreira de Controle e Edifício das Águas, no PTI. Após os testes, o projeto será ampliado, com a integração de outros veículos elétricos modelo Zoe, viabilizando o deslocamento para fora da cidade e região e beneficiando outras empresas e instituições públicas.
“Nós precisamos testar o sistema e fazer os ajustes necessários. Uma vez consolidado, pretendemos expandi-lo para toda a frota de Itaipu, inclusive os modelos a combustão, otimizando os nossos custos com transporte”, explicou a diretora financeira executiva de Itaipu, Margaret Groff em matéria publicada no site da empresa.
O Mob-i dará aos usuários acesso a um mapa com a localização dos veículos cadastrados, quais estão disponíveis para serem reservados, as estações de carregamento e ainda mostrarão o nível de carga da bateria, farão simulação de rotas, mostrarão a quilometragem e indicadores de sustentabilidade, com a quantidade exata de quanto gás carbônico foi deixado de ser lançado na atmosfera utilizando esse tipo de veículo.
Fonte: Pensamento Verde