Adidas cria tênis feito a partir de teia de aranha

Tênis feito a partir de teia de aranha se decompõe em 36 horas quando descartado.

A Adidas não para de se reinventar: depois de lançar o tênis produzido com plástico retirado do oceano, a marca criou um tênis feito a partir de teia de aranha. A ideia é evitar a poluição após o descarte do produto, uma vez que, com a tecnologia que temos disponível, é muito difícil reciclar sapatos.

Depois de acabar com o tênis (a varejista recomenda pelo menos dois anos de uso), você pode deixá-lo imerso em bacia com água e uma enzima chamada proteinase por 36 horas para que ele se dissolva. Toda a estrutura do tênis, exceto a sola, vai virar um líquido que você pode jogar pelo ralo. Então, podem ficar tranquilos, o tênis não vai se desfazer sozinho! É preciso a reação química com a enzima para que seja “derretido”.

O material, batizado de Biosteel, foi criado na Alemanha por uma empresa chamada AMSilk, cujo objetivo é recriar a teia de aranha. O processo envolve fermentação, bactérias geneticamente modificadas e pouquíssima energia elétrica. Além disso, o resultado é 15% mais leve que os tênis convencionais da marca – e tão resistente e confortável quanto estamos acostumados.

Se a tecnologia passar pela fase de testes e a empresa julgar válido começar a produzir o produto em larga escala, pretende-se utilizar um tipo de sola mais sustentável (já que ela continuará indo para o lixão). O Vice presidente de criação estratégica da Adidas, James Carnes, vêm falando de “mover além da logística reversa para um loop infinito – ou até nenhum loop”.

A novidade é um nove e aparentemente ótima solução. Mas seria preciso mais estudos para entender como o material líquido impacta o meio ambiente. Quão tóxico pode ser? Qual é o impacto para a biodiversidade local? Isso impactará nosso sistema de esgoto e tratamento de alguma forma? Seguimos curiosos.

 

Fonte: The Greenest Post