Cheque especial
Se nosso planeta Terra fosse um banco já estaríamos no negativo.
A humanidade, todo ano, entra no cheque especial pois consome em um ano mais recursos naturais que o planeta é capaz de repor em 12 meses. O problema é que, ano após ano, os oito bilhões e 200 milhões de humanos esgotam esses recursos cada vez mais cedo. Em 2023, a humanidade entrou no cheque especial no dia 2 de Agosto, consumindo a partir daquela data os recursos naturais já do ano seguinte e, agora em 2024, um dia antes. Desde o primeiro de agosto já estamos gastando os recursos do planeta de 2025.
Diante desse quadro dramático é urgente que cada pessoa economize os recursos naturais e uma das medidas para isso é a reciclagem. Por meio dela nós podemos reaproveitar os recursos disponíveis do planeta, que estão cada vez menos disponíveis. — Adriano Faria e Jeziel Carvalho / Rádio Senado
O que pode ser reciclado e o que não pode e, portanto, não deve ir entre os recicláveis para facilitar o trabalho de quem trabalha com a reciclagem
- Papel
Cadernos, papéis de escritório, jornais, revistas, papel ondulado e caixas de papelão podem ir para reciclagem. Entre os itens que não podem estão papel sujo de gordura, papel fotográfico e papel de extrato bancário.
- Plástico
Embalagens plásticas como shampoo, detergente, garrafas PET e outros produtos domésticos. Também escova de dentes, canetas esferográficas, copos, baldes e canos de PVC. Porém, não podem ser recicladas as embalagens plásticas metalizadas como aquelas de salgadinhos e bolachas. Isopor também tem baixo valor e não vai para a reciclagem.
- Vidros
São recicláveis garrafas, frascos, potes e cacos desses produtos. Mas, não podem ir para reciclagem espelho, vidros de janela, vidro de automóvel e também lâmpadas.
- Metais
Latas de óleo e de creme de leite, latas de alumínio como de refrigerante e cerveja, tampa de iogurte, arame, fio de cobre e papel alumínio, Não são recicláveis as esponjas de aço, lata de tinta, lata de aerosol como desodorante.
Nós podemos contribuir com a reciclagem de materiais, separando corretamente o que pode e o que não pode ser reaproveitado. Lembre-se, assim como no mercado financeiro, entrar no cheque especial representa pagar juros altíssimos.
Fonte: Rádio Senado – Senado Federal