É proibido jogar restos de comida no lixo
França tornou obrigatória separação de lixo orgânico para empresas e famílias. Todo resíduo orgânico será transformado em biogás e fertilizantes. Medida ajudará a reduzir as emissões de gases de efeito estufa.
Até o último dia de 2023, na França, apenas quem gerava mais de cinco toneladas de resíduos orgânicos por ano era obrigado a separá-los. Mas, assim que o ano virou, entraram em vigor no país as novas regras de compostagem obrigatória, uma medida que ajudará a reduzir as emissões de gases poluentes.
As famílias e as empresas, agora, são obrigadas a descartar a matéria orgânica, incluindo restos de comida, cascas de vegetais, alimento vencidos e folhas e galhos de jardim, em um pequeno contentor dedicado para recolher o lixo domiciliar ou em ponto de coleta municipal. Como alternativa, também podem fazer a compostagem em casa.
Redação – Um Só Planeta
Multas
No país, os resíduos orgânicos provenientes de alimentos e hortas representam quase um terço do lixo doméstico.
Quando é misturado com outros materiais de descarte, normalmente acaba em aterros ou incineradores, onde produz gases de efeito estufa que retêm calor, como metano e CO2.
A Organização das Nações Unidos (ONU) diz que, globalmente, a perda e o desperdício de alimentos geram por ano cerca de 8% de todas as emissões causadas pelo homem.
Outro problema do descarte errado de resíduos orgânicos é que eles podem contaminar embalagens destinadas à reciclagem, como papel, plástico e vidro.
Resíduos orgânicos
É importante consumir, congelar ou conservar alimentos antes que expirem e, também aproveitar todas as suas partes.
Os resíduos que não puderem ser guardados ou reaproveitados devem ser compostados ou separados para coleta.
Isto inclui restos de comida, produtos assados, laticínios, cascas de ovos, frutas e vegetais e suas cascas, alimentos mofados, alimentos para animais de estimação, carne e peixe crus e cozidos, ossos, borra de chá e café.
Fonte: Um Só Planeta