ÁguaConsumoEconomiaEducaçãoEmbalagensEnergiaESGEsgotoLixoMeio AmbientePlásticoPolíticaPoluiçãoReciclagemReflorestamentoSaneamentoSustentabilidade

22 de abril – Dia da Terra

Dia da Terra foi criado em 1970 para dar voz à consciência ambiental emergente que pautava os Estados Unidos naquela década. Tudo teve início em janeiro de 1969, quando um grande derramamento de óleo devastou a cidade de Santa Bárbara, na Califórnia. Diante do ocorrido – e da poluição do ar por gasolina, chumbo e fumaça, que à época eram vistos como símbolos da prosperidade – formou-se uma equipe nacional de 85 pessoas que promoveu eventos de consciência ambiental em todo o USA, mobilizando 20 milhões de pessoas (10% da população norteamericana na época). A data se tornou global em 1990, quando 200 milhões de pessoas em 141 países saíram às ruas pela causa ambiental.

Nosso objetivo não é apenas um ambiente de ar e água limpos e beleza cênica. O objetivo é um ambiente de decência, qualidade e respeito mútuo para todos os outros seres humanos e todas as criaturas vivas.

Senador Gaylord Nelson – Fundador do Dia da Terra

O Dia da Terra de 1990 deu um grande impulso aos esforços de reciclagem em todo o mundo e ajudou a preparar o caminho para a Cúpula da Terra das Nações Unidas de 1992 no Rio de Janeiro. Também levou o presidente Bill Clinton a conceder ao senador Nelson a – a maior honra dada a civis nos Estados Unidos.

Como celebrar a data?

1. Organize uma coleta de plástico no seu bairro

Convoque a família e os amigos para caminhar ao redor do seu bairro com um saco de lixo e ajude a limpar as embalagens e os resíduos plásticos que encontrar. Você começará a perceber que o plástico permeia todos os aspectos de nossas vidas. Depois, vá a um centro de coleta especializado e descarte o lixo corretamente.

2. Plante uma árvore

Árvores são importantes para capturar carbono, resfriar grandes cidades e melhorar a qualidade de vida e as economias locais. Informe-se no site de sua prefeitura sobre o plantio de árvores em espaços públicos da sua cidade e organize uma saída em grupo para criar canteiros e incentivar a flora local. Se tiver um jardim disponível, considere também plantar uma árvore em sua propriedade!

3. Economize água

Reduza o tempo no banho, evite regas excessivas nas plantas, feche a torneira para cozinhar e escovar os dentes… Lembre-se: pequenas ações contam muito! Segundo o Instituto Akatu, se você tirar um minuto do tempo do seu banho todos os dias, em 10 anos, você terá economizado 21.960 litros!

4. Priorize plantas nativas no seu jardim

Espécies de plantas invasoras podem causar danos no ecossistema local. Espécies nativas valorizam a flora local e ajudam no controle de pragas e na polinização – o que significa flores maiores e colheitas melhores.

5. Reduza a geração de resíduos

Objetos plásticos, alumínios e outros materiais de alta toxicidade podem levar até 500 anos para se decompor naturalmente no meio ambiente. Por isso, repense seus hábitos de consumo e inicie por consumir menos, com mais consciência e evitando o uso de material descartável. Levar a própria xícara para o escritório e evitar o uso de copos plásticos, apoiar produtos sustentáveis que tem baixo consumo de energia e deixar o carro em casa, por exemplo, são ótimas formas de ser mais sustentável sem muito esforço.

Fontes: Casacor e Nelsonearthday.net