Crise?! Hora de repensar
Energia solar para sua residência ou negócio.
Não é de hoje que o Brasil vem sofrendo com a falta de chuvas e o risco de uma crise hídrica se agrava a cada dia. O governo já considera que essa é a pior vivenciada nos últimos 91 anos. Junto com esse problema, os aumentos constantes da conta de energia elétrica também afetam diariamente o bolso da população brasileira.
Como a maioria das pessoas já sabe, a energia solar ganhou destaque nos últimos meses e se mostra uma solução viável para que ainda seja possível obter energia acessível, barata e inesgotável. Diante desde cenário, os consumidores residenciais e empresariais estão em busca de alternativas mais econômicas, acessíveis e sustentáveis, que não prejudiquem o meio ambiente.
De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), nos primeiros oito meses do ano, foram instalados 180 mil sistemas para a geração de distribuição de energia solar, ou seja, 41% maior do que no mesmo período de 2020. Com isso, o Brasil passou a conta com 576 mil instalações para abastecer casas, empresas e fazendas. O sistema atende a 700 mil unidades consumidoras.
Energia solar — ao alcance de todos
Muitas pessoas devem pensar que adquirir energia solar é um custo muito alto, mas estão totalmente enganadas. O retorno do investimento acontece em cerca de quatro e cinco anos após a aquisição, isso significa que, após este período, com a economia de energia elétrica proporcionada pelo sistema solar, você recupera todo o valor investido. Vale destacar também que a vida útil dos painéis é de cerca de 25 anos e a manutenção do sistema é muito simples de ser realizada.
Com a aplicação de placas solares, é possível reduzir a conta de luz em até 95% e inclusive conseguir alguns créditos extras. Após a instalação dos módulos, se o imóvel gerar mais energia elétrica do que o consumido, é possível aproveitá-la em outros momentos, como quando não houver a incidência de luz solar suficiente para geração de energia, ou, então, distribuir em outras unidades consumidoras com o mesmo CPF ou CNPJ, que estejam cadastradas na mesma concessionária de energia, como uma casa de praia, por exemplo. Vale lembrar, que os créditos de energia possuem uma longa duração e podem ser usados em 5 anos.
Caixa vai financiar compra de placas solares para fins residenciais
A Caixa deve lançar até o fim deste ano um programa destinado a implantação de energia solar nas residências brasileiras. O Caixa Energia Renovável vai financiar a aquisição de placas solares com juros de 1,17% ao mês, disse o presidente da Caixa, Pedro Guimarães. “É a menor taxa de crédito”, disse Guimarães. O financiamento poderá ser contratado por meio do celular, pelo aplicativo Caixa Tem. Ele terá carência de seis meses e cinco anos para o pagamento.
Outro ponto positivo é que cidades brasileiras já estão oferecendo desconto entre 10% até 100% no IPTU Verde para o contribuinte que construir ou reformar a casa, ou empresa implantando sistema ecoeficientes em sua obra, como, por exemplo, as placas de energia solar. Além disso, as construções que contam com soluções sustentáveis podem ter até 30% de valorização de mercado do valor inicial.
Pense nisso!
Fontes: Canaltech – UOL/Economia