Bactérias recém-descobertas pode “comer” plástico

Cientistas europeus encontraram bactérias que podem ser capaz de decompor poliuretano.

Os resíduos de poliuretano, assim como outros tipos de plásticos descartáveis, ameaçam o meio ambiente e a saúde humana. Em uma nova pesquisa publicada na Frontiers in Microbiology , cientistas europeus encontraram uma cepa resistente de bactérias capaz de quebrar as ligações químicas do poliuretano. A Pseudomonas sp. TDA1, foi descoberta por cientistas que visitaram um depósito de lixo cheio de pedacinhos de plásticos.

O poliuretano é utilizado em geladeiras, móveis, tendas, edifícios, fraldas, calçados e em qualquer outra coisa em que sejam necessários materiais flexíveis, leves e duráveis.

Assim como outros resíduos plásticos, o poliuretano leva muito tempo para se degradar, e é muito caro ser decomposto manualmente. Também é difícil de reciclar porque o poliuretano não derrete quando aquecido. Como resultado, muito dele acaba em lixões, onde deixa toxinas no meio ambiente, incluindo químicos que são prejudiciais à maioria dos microrganismos, para não mencionar os carcinógenos prejudiciais aos seres humanos.

As Pseudomonas conseguem degradar os blocos de construção química do poliuretano. Além disso, os microrganismos foram capazes de metabolizar estes compostos e usá-los para a alimentação. Isso resulta numa espécie de ciclo virtuoso, no qual o consumo contínuo de plásticos alimenta ainda mais o processo.

“As bactérias podem usar esses compostos como única fonte de carbono, nitrogênio e energia”, disse Hermann Heipieper, cientista sênior do Centro Helmholtz para Pesquisa Ambiental-UFZ.

Fonte: Gizmodo/UOL