ConsumoEmbalagensESGMeio AmbientePlásticoPoluiçãoSubstâncias QuímicasSustentabilidade

Microplástico é encontrado no cérebro humano

A humanidade está cada vez mais exposta aos microplásticos (fragmentos plásticos que medem menos de 5 mm).

Este material já foi encontrado em pulmões, placentas, espermas, fígado, rins, testículos, articulações de joelhos e cotovelos, vasos sanguíneos e medula óssea. E, agora, uma nova pesquisa demonstra a sua presença também no cérebro. O estudo descreveu o cérebro como “um dos tecidos mais poluídos por plástico já amostrados”.

É bem alarmante. Há muito mais plástico em nossos cérebros do que eu jamais imaginaria ou me sentiria confortável. Não sei quanto mais plástico pode ser enfiado em nosso cérebro sem causar problemas. Matthew Campen – toxicologista e professor de Ciências Farmacêuticas na Universidade do Novo México

Quantidades crescentes/demência

O estudo descobriu que a quantidade de microplásticos em amostras de cérebro de 2024 era cerca de 50% maior do que o total em amostras que datam de 2016, sugerindo que a concentração de microplásticos encontrados em cérebros humanos está aumentando em uma taxa semelhante à encontrada no ambiente.

Os pesquisadores analisaram 12 amostras de cérebro de pessoas que morreram com demência, incluindo doença de Alzheimer. Esses cérebros continham até 10 vezes mais plástico em peso do que amostras saudáveis.

As amostras continham poliestireno, usado para fazer embalagens para alimentos e eletrônicos, e quase todas continham polietileno, usado em embalagens transparentes para alimentos, garrafas plásticas de água e detergente e outros produtos domésticos comuns.

A análise de fígados, rins e cérebros de corpos autopsiados revelaram que todos continham microplásticos, mas as 91 amostras de cérebro continham em média cerca de 10 a 20 vezes mais do que os outros órgãos. Destas, 24 continham cerca de 0,5% de plástico em peso.

Como evitar

Os cientistas recomendam que as pessoas reduzam a exposição ao material. O que se consegue evitando utilizar utensílios de plástico, não colocando recipientes plásticos no micro-ondas, substituindo enlatados e alimentos embalados em plástico e filtrando a água que irá beber ou cozinhar, entre outras medidas.

Fonte: The Gardian / Um Só Planeta