ConsumoLixoMeio AmbientePlásticoPoluiçãoSubstâncias QuímicasSustentabilidade

e-lixo: como descartar lixo eletrônico

O lixo eletrônico, também conhecido como e-lixo, é composto por produtos que não têm mais valor por falta de utilização, substituição ou quebra. A categoria inclui “produtos da linha branca”, como refrigeradores, máquinas de lavar e microondas, além de aparelhos eletrônicos como televisores, computadores, telefones celulares, tablets, drones, assim como pilhas, baterias, cartuchos e toners.

É preciso que todos nós tenhamos consciência dos perigos da contaminação do meio ambiente provocada pelo descarte inadequado do lixo eletrônico.

O lixo eletrônico deve ser reciclado de forma cuidadosa por pessoas especializadas, caso contrário, o risco de contaminação é alto. Muitos catadores sem preparo retiram os componentes que acreditam ter algum valor, e depois descartam o resto.

Antes, vamos começar com a hipótese de se doar o material a ser descartado para reaproveitamento. Adia-se o problema, mas estamos prolongando a vida útil o que já é um bom resultado. Temos que torcer que o próximo usuário tenha o cuidado de fazer o descarte adequado!?!

O destino dos resíduos virou um desafio planetário.

O Brasil é detentor do título de sétimo maior produtor de lixo eletrônico do mundo, ficando atrás de China, Estados Unidos, Japão, Índia, Alemanha e Reino Unido.

O descarte de resíduos eletrônicos passou a ser um dos principais desafios ambientais enfrentados pelas companhias de tecnologia, por isso algumas marcas criaram formas de implementar a logística reversa. A proposta é diminuir o impacto do e-lixo ao realizar a análise e o desmonte desses resíduos. A fabricante ficaria responsável por separar os componentes, além de garantir a destinação adequada de cada um deles, seja ao enviá-los para reciclagem, ao utilizá-los em novos produtos ou ao encaminhá-los para aterros especiais.

Algumas dicas de descarte e reciclagem no Brasil:

eCycle

O site da eCycle oferece uma ferramenta que mostra o local mais próximo do seu endereço para descarte de determinado item. Vale a pena pesquisar para dar um destino apropriado ao seu lixo eletrônico.

Descarte Certo

Descarte Certo é uma empresa que oferece um serviço de coleta, manejo de resíduos e reciclagem de produtos eletroeletrônicos antigos ou sem condições de uso. A companhia trabalha com uma lista de parceiros para a coleta de itens.

Ecobraz

A Ecobraz é um projeto socioambiental de reciclagem de equipamentos eletrônicos. A empresa faz coleta de lixo eletrônico em toda Grande São Paulo, Campinas, Sorocaba e Vale do Paraíba. Existe uma página no site para realizar o agendamento.

Coopermiti

A Coopermiti gera trabalho, renda, capacitação, além de promover a educação ambiental e a cultura por meio da reciclagem do resíduo eletroeletrônico. No site oficial, há uma opção para o agendamento de retirada de lixo eletrônico e uma lista de locais de coleta na Grande de São Paulo.

Fonte: TechTudo