Meta 4: Educação de Qualidade
A educação dá às pessoas o conhecimento e as habilidades de que precisam para conseguir empregos e promover a tolerância.
O surto de COVID-19 causou uma crise educacional global. A maioria dos sistemas educacionais do mundo foi severamente afetada por interrupções na educação e enfrentou desafios sem precedentes. O fechamento de escolas causado pela pandemia teve consequências devastadoras para o aprendizado e o bem-estar das crianças.
Estima-se que 147 milhões de crianças perderam mais da metade de suas aulas nos últimos dois anos. Essa geração de crianças pode perder um total combinado de US$ 17 trilhões em ganhos vitalícios em valor presente.
O fechamento de escolas afetou meninas, crianças de origens desfavorecidas, pessoas que vivem em áreas rurais, crianças com deficiência e crianças de minorias étnicas mais do que seus pares.
Alvos da Meta 4
4.1 Até 2030, garantir que todas as meninas e meninos concluam a educação primária e secundária gratuita, equitativa e de qualidade, levando a resultados de aprendizagem relevantes e eficazes do Objetivo 4
4.2 Até 2030, garantir que todas as meninas e meninos tenham acesso a um desenvolvimento de qualidade na primeira infância, cuidados e educação pré-primária para que estejam prontos para a educação primária
4.3 Até 2030, garantir a igualdade de acesso para todos os homens e mulheres à educação técnica, vocacional e superior de qualidade e a preços acessíveis, incluindo a universidade
4.4 Até 2030, aumentar substancialmente o número de jovens e adultos com habilidades relevantes, incluindo habilidades técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo
4.5 Até 2030, eliminar as disparidades de gênero na educação e garantir acesso igualitário a todos os níveis de educação e treinamento vocacional para pessoas vulneráveis, incluindo pessoas com deficiência, povos indígenas e crianças em situação de vulnerabilidade
4.6 Até 2030, garantir que todos os jovens e uma proporção substancial de adultos, tanto homens quanto mulheres, alcancem a alfabetização e o numeramento
4.7 Até 2030, garantir que todos os alunos adquiram o conhecimento e as habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não-violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável
Ações
4.A Construir e atualizar instalações educacionais que sejam sensíveis a crianças, deficiências e gênero e forneçam ambientes de aprendizagem seguros, não violentos, inclusivos e eficazes para todos
4.B Até 2030, expandir substancial e globalmente o número de bolsas de estudo disponíveis para países em desenvolvimento, em particular países menos desenvolvidos, pequenos Estados insulares em desenvolvimento e países africanos, para matrícula no ensino superior, incluindo treinamento vocacional e tecnologia da informação e comunicação, técnico, engenharia e programas científicos, em países desenvolvidos e outros países em desenvolvimento
4.C Até 2030, aumentar substancialmente a oferta de professores qualificados, inclusive por meio de cooperação internacional para treinamento de professores em países em desenvolvimento, especialmente países menos desenvolvidos e pequenos estados insulares em desenvolvimento
Fonte: UN.ORG