ÁguaEnergiaInovaçõesMeio AmbienteSustentabilidade

Sustentabilidade na Empresa? Pra que?

7 benefícios estratégicos essenciais para organizações de todos os tamanhos atuarem dentro dos princípios da Sustentabilidade.

1 – Gerar economia e reduzir custos

2 – Fortalecer a reputação e reduzir riscos

3 – Alinhar-se com Geração Y, Millennials e próximas gerações de consumidores

4 – Atrair e reter talentos

5 – Gerar diferencial competitivo

6 – Desenvolver novos negócios

7 – Gerar valor compartilhado

Vejamos:

1. Os recursos naturais tendem a escassear e tornarem-se cada vez mais caros. A água e a energia, por exemplo, vêm aumentando de preço e causando um grande impacto nos negócios.

Desenvolver projetos de ecoeficiência torna-se essencial, assim como, tornar mais eficiente o uso de matérias primas, otimizar o transporte e a logística dos produtos, fazer a gestão inteligente do uso dos espaços, entre outros.

2. A reputação é um dos ativos mais importantes de qualquer empresa. O trabalho com Sustentabilidade, além de fortalecer a reputação da empresa contribui para mapear, gerir e reduzir riscos da organização.

3. Observa-se uma tendência das novas gerações a preocupação com a reputação das empresas e sua atuação perante a sociedade e o meio ambiente. Assim, uma atuação neste sentido é crucial tanto para atender os interesses dos novos públicos consumidores, como para não perder posição em um mercado cada vez mais competitivo.

4.  Os novos talentos desejam trabalhar em empresas alinhadas com os seus valores de contribuição para a sociedade, sustentabilidade e compromisso com a ética.

5.  Marcas de referência na área de Sustentabilidade são destaque em suas respectivas áreas porque inovaram, ousaram, fizeram diferente. Fazer muito bem o básico não vai destacar a organização. Vantagem competitiva inclui bem administrar recursos tangíveis, como a redução de custos e, também, recursos intangíveis relacionados à reputação da empresa.

6.  Não importa o ramo de atuação da empresa, sempre é possível desenvolver um produto ou serviço mais sustentável que traga um retorno positivo para a organização, seja na forma de redução de custos ou no fortalecimento reputacional, seja por meio da abertura de novos mercados consumidores que prestigiem preços menores aliados à redução do impacto ambiental e a utilização de energias renováveis.

7. O conceito de Valor Compartilhado pressupõe a geração de valor econômico de forma a garantir também a geração de valor para a sociedade, conectando o sucesso econômico ao progresso social.

As tendências recentes, que moldarão comportamentos, estilos de vida e consumo, são: Eficiência Energética, Mudanças Climáticas, Mobilidade Urbana, Mobilidade, Conectividade, Ascensão Social, Construções verdes, Inclusão Tecnológica, Mudanças demográficas, Economias interligadas, Escassez de recursos e Urbanização.

As organizações que estiverem atentas a estes movimentos largarão na frente e terão mais tempo para se adaptar e prosperar neste novo cenário.

Leia o artigo de Juliana Feres para Envolverde