Prazo de validade vencido
Mercado inglês elimina etiquetas de validade de embalagens de alimentos frescos.
Otima notícia! —Parece que a moda pegou por lá — mais uma grande rede de supermercados escolheu tirar as etiquetas que indicam até quando alimentos frescos devem ser preferencialmente consumidos. A partir de setembro, o Waitrose vai remover essa informação de mais de 500 tipos de frutas e legumes vendidos em suas lojas. Com isso, a empresa pretende reduzir tanto o desperdício quanto os preços dos produtos e enfrentar a maior inflação dos últimos 40 anos.
De todos os alimentos desperdiçados no país, 70% acontecem nas casas das pessoas . As famílias do Reino Unido jogam fora 4,5 milhões de toneladas de alimentos comestíveis todos os anos, o que significa que toda a energia e recursos usados na produção de alimentos são desperdiçados. Ao remover as datas de ‘consumir preferencialmente até’ de nossos produtos, queremos que nossos clientes usem seu próprio julgamento para decidir se um produto é bom para comer ou não, o que, por sua vez, aumentará suas chances de ser comido e não ser desperdiçado.”
Marija Rompani – diretora de sustentabilidade e ética / Waitrose
Movimento crescente
A primeira iniciativa desse tipo no Reino Unido foi ainda em 2018, quando o mercado Tesco retirou de 100 produtos as etiquetas de “consumir preferencialmente até”. O Marks & Spencer adotou a medida no mês passado com 300 tipos de frutas e legumes. Essa etiqueta faz referência à qualidade do produto, diferente do aviso da data de validade em si, que indica quando aquele alimento não pode mais ser consumido, sob risco de fazer mal à saúde — esta continua ativa por questões sanitárias e deve estar presente em produtos microbiologicamente perecíveis, como carne e queijos frescos. Por isso, o mercado Morrisons deu um grande passo quando anunciou, em janeiro, planos para retirar a data de validade de 90% de suas marcas próprias de leite, estimulando os consumidores a fazerem o teste do olfato. Já no mercado Co-Op, as etiquetas de validade de seus iogurtes foram substituídas pelas de “consumir preferencialmente até”.
Essas duas formas de aviso sobre a vida útil de um alimento geram certa confusão, o que acaba levando muitas pessoas a descartarem itens que ainda estariam bons para o consumo. É do interesse dos produtores perpetuar a ilusão de que os alimentos estão estragando o tempo todo. Na verdade, poderíamos comprar metade da comida que consumimos. A remoção das datas de validade no Waitrose deve evitar o desperdício de sete milhões de cestas de alimentos.
Brasil
Esse movimento também está acontecendo aqui no Brasil . Em julho, o Ministério da Agricultura publicou uma portaria em que dispensa a obrigatoriedade dos produtores de informar o prazo de validade em vegetais frescos embalados — a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já previa essa dispensa desde 2002. A validade afixada nas embalagens não guardava relação com a qualidade do produto, uma vez que o próprio consumidor é capaz de observar se um produto hortícola está apto ou não ao consumo apenas pelo aspecto visual, identificando se estão podres, murchos ou com odor.
Graças à portaria, os mercados não precisam mais descartar esses alimentos se eles não forem vendidos, podendo destiná-los a outros fins, como doação.
Fonte: Um Só Planeta