O clima no mundo parece estar fora de controle

Mudanças climáticas no mundo desafiam construção civil.

A recente onda de calor na Europa fechou escolas e universidades, linhas ferroviárias, aeroportos, trouxe muitas mortes. Nos Estados Unidos foram os incêndios, na China o telhado de um museu derreteu. Em outros continentes são inundações, ventos e neve. Além do aquecimento global, que tem deixado as temperaturas extremas, existe também a composição desses materiais, uma infraestrutura ultrapassada para os dias atuais.

A ciência e a tecnologia estão aí para ajudar o homem a resolver a questão, por isso é importante a pesquisa sobre novos materiais. Um país de clima predominantemente temperado, como a Inglaterra, não está preparado para enfrentar essas variações térmicas. Em muitos locais o asfalto derreteu deixando caminhões atolados. O piso de um aeroporto foi danificado com a temperatura acima de 40 graus.

Liedi Bernucci da Escola Politécnica da USP
O que está acontecendo?

As altas temperaturas que vêm sendo registradas na Europa, na Ásia e nos Estados Unidos nesse verão do Hemisfério Norte, têm apresentado alguns problemas por serem muitos dias consecutivos de altas temperaturas. Esse acúmulo de energia, de temperatura muito alta, e o asfalto, que vem do petróleo, começam a perder a rigidez e causam esses problemas que temos visto como caminhões atolados, aeronaves que não podem pousar devido a asfaltos que não são indicados para essas altas temperaturas. A construção civil vem evoluindo para conseguir adequar cada vez mais as edificações às mudanças climáticas.

Ondas de calor

Segundo um relatório das Nações Unidas, entre 2000 e 2019,  temperaturas extremas causaram 13% de todos os desastres com mortes no mundo, sendo que 91% destes casos foram resultantes de ondas de calor. O aquecimento global está tornando as ondas de calor mais frequentes e muito mais fortes, o que leva a grandes impactos socioeconômicos.

O aquecimento global está tornando as ondas de calor mais frequentes e muito mais fortes, o que leva a grandes impactos socioeconômicos.

O papel da ciência

O papel da Universidade é preparar os jovens para enfrentar os desafios do futuro. Mostrar como enfrentar alguns problemas que estão sendo colocados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da agenda da ONU de 2030 e que estão relacionados à infraestrutura de transportes. Precisamos desafiar os alunos e ao mesmo tempo trazer os conhecimentos mais recentes. Buscar cumprir esse papel de prepará-los para enfrentar esses novos desafios, em prol da sociedade e também do bem-estar do planeta.

Fonte: Um Só Planeta