Bateria oceânica é a mais nova forma de armazenar energia renovável
O modelo, denominado “Ocean Battery”, fica localizado no fundo do mar pode armazenar energia produzida por fontes renováveis como turbinas eólicas e parques solares flutuantes no mar.
Para armazenar energia, o sistema da bateria bombeia água dos reservatórios rígidos para as bolsas flexíveis no fundo do mar. Depois disso, a energia é armazenada como energia potencial na forma de água sob alta pressão. Quando há demanda de energia, a água flui de volta das bolsas flexíveis para os reservatórios rígidos de baixa pressão, acionando várias turbinas hidrelétricas para gerar eletricidade.
A produção de energia renovável é crucial para uma economia neutra em relação ao clima. Esta transição energética requer uma mudança significativa no sistema energético. Para isso, mais e mais parques de turbinas solares e eólicas estão sendo realizados onshore e offshore para contribuir para uma sociedade sustentável. Para vencer o maior obstáculo: o armazenamento de energia, a Ocean Grazer criou a Ocean Battery.
Capacidade de armazenamento da bateria
Um dos principais desafios que a utilização de energias renováveis enfrenta é que elas precisam ter o apoio de sistemas de reservas que garantam que elas fiquem ativas mesmo nos momentos em que não houver sol ou vento.
Já a bateria do oceano fornece armazenamento de energia em escala de serviço público na fonte e pode ser implantada em parques eólicos offshore existentes e novos. Dessa forma, é possível reduzir os picos de carga locais na rede e combinar a oferta e a demanda de maneira ideal.
Ao aplicar tecnologia comprovada de barragens hidrelétricas, a empresa holandesa Ocean Grazer garante uma longa vida útil de décadas e uma alta eficiência de armazenamento de até 80%. “Isso torna nossa tecnologia confiável e acessível”, afirma o site da empresa.
Bateria ecologicamente correta
A tecnologia da “Ocean Battery” é sustentável e ecologicamente correta, de forma que não requer materiais de terras raras e utiliza água limpa como portadora de energia. A estrutura foi projetada para melhorar a vida marinha.
Fonte: Click Petróleo e Gás