LixoMeio AmbienteSaneamentoSubstâncias QuímicasSustentabilidade

Bioplástico comestível é feito com mandioca

Na composição do produto não entra nada que seja derivado de petróleo.

Sacolas plásticas é um problema ambiental no mundo inteiro. E não faltam pesquisas buscando soluções para reduzir esse mal que invade os oceanos – afetando a vida marinha. Uma das alternativas foi adotada por uma empresa em Bali, na Indonésia, que criou uma sacola muito similar aos sacos plásticos encontrados no mercado, mas com a vantagem de ser totalmente ecológica.

O saco da companhia Avani Eco é feito com mandioca e se dissolve na água. E isso evita que o material fique por anos poluindo a natureza. Na composição do produto não entra nada que seja derivado de petróleo.

O fundador da empresa Kevin Kumala, inclusive, bebeu um pedaço do plástico dissolvido em água para provar que  sua sacola realmente é biodegradável e a ingestão pelos animais não causa nenhum mal.

Brasileiros usam mandioca para fabricar plástico

A técnica foi adotada pela CBPak, empresa que desenvolve produtos e embalagens biodegradáveis.

Eleita pela Organização das Nações Unidas como o alimento do século 21, a mandioca é também a principal matéria-prima para a produção de um plástico ecológico. A técnica foi adotada pela CBPak, empresa que desenvolve produtos e embalagens biodegradáveis.

A empresa brasileira de tecnologia criou um processo de produção que aproveita o amido de mandioca. Neste tipo de fabricação, a emissão de gás carbônico é consideravelmente reduzida, em comparação ao plástico comum, derivado de petróleo.

Fonte: CicloVivo