ADEUS AOS CANUDOS, PRATOS E TALHERES DESCARTÁVEIS

A EUROPA PROÍBE O PLÁSTICO DESCARTÁVEL.

Chega de plástico descartável no continente europeu. Parece que o sonho de uma Europa livre de lixo plástico está prestes a se tornar realidade. De fato, hoje, a Comissão Europeia publicou as novas regras da UE para reduzir o lixo marinho.

Tendo proibido sacolas de plástico em 2015, agora a Europa está tentando levar adiante uma estratégia do pacote econômico recentemente aprovado pelo Conselho e Parlamento europeus, sobre a criação de um imposto sobre plástico.

O plástico é responsável ​​por 85% do lixo marinho. Sob a forma de microplásticos, essa praga também está presente no ar e na água, indo parar até mesmo em nossas mesas.

Quais produtos seriam proibidos?

Conforme anunciado pela Comissão Europeia, a atenção centrou-se sobre 10 produtos descartáveis ​​de plástico e aos instrumentos para a pesca que, juntos, respondem por 70% do lixo marinho na Europa. As novas regras incluem:

1. A proibição da venda de certos produtos de plástico

Na presença de alternativas prontamente disponíveis e acessíveis, produtos descartáveis ​​de plástico serão excluídos do mercado. Serão proibidos: cotonetes, talheres, pratos, canudos, misturadores para bebidas e hastes para balões. Todos estes produtos serão fabricados com materiais sustentáveis.

unicornio

2. Redução do consumo

A prevenção é sempre melhor. Para isso, os Estados-Membros devem reduzir o uso de recipientes de comida e copos de bebida de plástico, definindo os objetivos nacionais de redução, através do fornecimento de produtos alternativos e evitar que os produtos de plástico descartáveis ​​sejam fornecidos gratuitamente.

Num cenário mais otimista, as regras poderão entrar em vigor antes das eleições de maio de 2019.

Que esta medida sirva de exemplo. Em todo e qualquer caso, o consumidor e cidadão comum pode ir fazendo a sua parte na redução do plastico.

Leia o artigo completo em: www.greenme.com.br