BateriasConsumoEconomiaEnergiaESGInovaçõesPetróleoPolíticaPoluiçãoSustentabilidade

Quanto custa a recarga de um carro elétrico?

O primeiro eletroposto com a marca Shell Recharge no país foi inaugurado em São Paulo (SP).

Segundo a Raízen, o eletroposto possui carregadores para veículos elétricos com potências de 50 kW e 150 kW alimentados por fonte de energia renovável certificada. No caso deste último, permite o carregamento total em até 35 minutos, dependendo da capacidade do veículo elétrico. Esse ponto de carregamento é o primeiro da rede Shell Recharge, que terá 35 eletropostos espalhados pelo país até março de 2023.

Os clientes que forem recarregar seus carros elétricos nos eletropostos da Shell podem fazer o pagamento por meio do cadastro de um cartão de crédito no aplicativo Tupinambá, que já disponível nas plataformas Apple Store e Play Store. 

Raízen

Petrobras

A Vibra Energia (antiga BR Distribuidora) inaugurou a sua primeira estação de recarga ultrarrápida para carros elétricos em um posto Petrobras localizado na Via Dutra. O plano de expansão prevê um total de 70 eletropostos em funcionamento no país até o final de 2023.

Com investimentos de R$ 50 milhões, o projeto da maior distribuidora de combustíveis do país tem como foco a criação de uma infraestrutura de carregamento para veículos elétricos em rodovias,onde a necessidade de recarga rápida é maior do que em áreas urbanas.

De acordo com o cronograma da Vibra, serão 50 eletropostos em rodovias, abrangendo sete estados das regiões Sul e Sudeste, além de cidades como Brasília, formando um corredor de carregamento com cerca de 9.000 km de extensão. 

Além disso, estão previstos mais 20 eletropostos em locais considerados estratégicos, incluindo cidades turísticas como Campos do Jordão (SP). 

Fonte: Inside EVs