Prefeituras economizam água e energia na rede de ensino

Muitas secretarias de ensino municipais têm implantado planos para evitar desperdícios de água e energia elétrica em suas escolas.

O engajamento de professores, alunos e funcionários é fundamental para o sucesso. Para motivá-los são criados eventos, concorrência entre os participantes e prêmios por eficiência. Um caso muito relevante e que merece destaque é o da Prefeitura de Manaus.

A Prefeitura de Manaus informou que economizou em 2018 cerca de R$ 1,4 milhão nas contas de água e energia da rede municipal de educação. Os valores foram comparados aos anos de 2015, 2016 e 2017. Por esse motivo, o Plano de Combate ao Desperdício da Secretaria Municipal de Educação (Semed) premiou nesta terça-feira (30/abril), 32 unidades que cumpriram a meta de redução.

“Nosso equilíbrio financeiro é uma soma dos esforços de toda a gestão. Ter uso consciente e racional de água e energia na nossa estrutura traz uma economia que pode ser revertida em investimentos na própria educação. Isso demonstra o comprometimento dos servidores da Semed, assim como dos próprios alunos, com o poder público, com o meio ambiente e com o futuro”, ressaltou o prefeito Arthur Virgílio Neto.

O Plano de Combate ao Desperdício é desenvolvido nas 496 unidades de ensino. A meta de 2018 era reduzir em 10% o consumo de água e energia em relação ao ano anterior. Para alcançar as metas são necessários três critérios: ranking para redução, apresentação de projetos pelas escolas e boas práticas.

A secretária de Educação, Kátia Schweickardt, comentou:

“Além da economia que tivemos nas contas públicas, o mais importante está na educação, no envolvimento de todos da escola, porque até em casa é difícil controlar os gastos, imagina em um local com pessoas de diferentes hábitos e pensamentos. Essa redução se deve a uma mudança de comportamento trabalhado na escola com os alunos, professores, enfim, toda a comunidade escolar, que percebeu a importância de evitar gastos desnecessários para o mundo”.

Conscientização

Para a gestora do Centro Municipal de Educação Infantil, Augusta Santos, foi uma mudança de hábitos para os alunos, professores e também da comunidade.“Ficava muito inquieta em ver desperdícios que poderiam ser evitados. Principalmente  os  vazamentos  em  torneiras,  vasos  sanitários,  chuveiros  e  outros.  Esse projeto veio para respaldar e incentivar as ações que agora desenvolvemos na escola com os alunos, professores, pais e responsáveis. Nossa água é o bem mais precioso que temos e precisamos evitar o desperdício. Com as crianças pequenas é bem mais fácil para trabalhar essa conscientização”, disse a gestora.

E a prefeitura de sua cidade, tem tomado alguma providência nesse sentido?

Fonte: Diário do Amazonas