Deu na telha, então pode fazer!

Brasil ganha primeira telha de concreto que capta energia solar

Telhas de concreto capazes de gerar energia a partir de células fotovoltaicas serão comercializadas no Brasil pela Eternit, empresa do setor de construção civil. Por enquanto, a novidade está apenas disponível para clientes selecionados. A venda para o público em geral deve acontecer “nos próximos meses”.

Queremos democratizar o acesso à energia elétrica originada a partir de fontes renováveis no Brasil através de uma tecnologia revolucionária que pode gerar retornos sobre o investimento em um período de três a cinco anos, destacou o presidente do Grupo Eternit, Luís Augusto Barbosa

Telhas de concreto capazes de gerar energia

Aprovada e registrada pelo Inmetro desde 2019, a telha Tégula Solar mede 36,5 cm por 47,5 cm e é composta de concreto, com a incorporação de células fotovoltaicas em sua superfície. Possui uma potência de 9,16 watts, o que representa uma capacidade média mensal de produção de 1,15 Kwh, com vida útil estimada em 20 anos. Segundo a Eternit, não é necessária manutenção para as telhas, apenas limpeza a cada aproximadamente seis meses.

Segundo cálculos da Eternit, as telhas criam uma economia de 10% a 20% em relação a painéis solares tradicionais. A empresa também afirma que o investimento do cliente nas telhas prevê retornos mais rápidos após a instalação.

Fonte: UmSóPlaneta/Globo