Revitalizar praça próxima de casa

Manual online gratuito dá dicas para cidadãos comuns revitalizarem praças próximas de casa.

A praça mais próxima da sua casa, aquela que seria ótima para ir com as crianças, está suja, maltratada, sem equipamentos? Que tal começar a cuidar dela para que você, sua família e os vizinhos do bairro possam curtir o local? Para incentivar as famílias a promover essas mudanças, o programa Criança e Natureza, do Instituto Alana, e o Movimento Boa Praça elaboraram o manual Como Ser um Boa Praça, com dicas e orientações para ocupar erevitalizar espaços públicos.

A vivência ao ar livre proporciona às crianças a oportunidade de brincar e permite um contato mais próximo com a natureza. O manual estimula as pessoas a transformarem as praças em espaços de convivência.” explica Lais Fleury, coordenadora do programa Criança e Natureza.

Entre as sugestões do manual, há brincadeiras simples que podem ser feitas entre as famílias e crianças nas praças, como jogos de elástico, bola, peteca ou corda e ainda atividades culturais, como feira de trocas de brinquedos, teatro e saraus.

 

“Frequentar uma praça perto de onde moramos aumenta os encontros entre vizinhos, aumenta a segurança e estimula a criação de laços comunitários”, completa Carolina Tarrío, do Boa Praça.