Inteligente! Será mesmo?

Este post é um comentário sobre “A torneira inteligente que mostra em tempo real a quantidade de água que você está usando” publicado pelo The Greenest Post e de autoria de Jéssica Miwa.

Chama a atenção o fato dele ter sido publicado em “Tecnologia“.

Começa assim: “Todo mundo sabe (ou deveria saber) a importância de poupar água no dia a dia, mas poucos têm noção real dos benefícios dessa atitude. Batizado de BrighTap, este medidor inteligente pode ajudar a compreender melhor a importância de mudar pequenos hábitos cotidianos para economia hídrica. Isso porque ele pode ser instalado em qualquer torneira para monitorar a quantidade de água utilizada em casa.”

Será que um “reloginho” digital faz um dispositivo ficar “inteligente”? E se fosse analógico, teria o mesmo apelo?

O fato é que INTELIGENTE seria acrescentar à torneira um regulador de vazão, um arejador e uma válvula de acionamento com o pé! Ou seja, diminuir o fluxo de água com um regulador, aumentar a eficiência do jato com um arejador e interromper o fluxo enquanto se ensaboa. Mesmo assim, a torneira continuaria BURRA! O seu dono sim, seria INTELIGENTE!

E pensar que tem quem compre tal aberração! Só para constatar que gasta água prá caramba!

E o post termina assim: “A medição, que é realizada em tempo real(???)(as interrogações são minhas), mostra em litros o que o usuário gasta com a torneira aberta. Assim fica mais fácil de saber onde é preciso economizar mais e quais as reais necessidades hídricas de cada local da casa.

Com essa tecnologia, a tendência é reduzir o consumo de água – uma vez que as pessoas se tornam mais conscientes e responsáveis. Quem aí já quer um dispositivo desses em casa?”

Assista abaixo ao vídeo da engenhoca e tire as suas conclusões.