Plogging, prática esportiva que melhora a sua saúde e o meio ambiente

Combinação de alguma prática esportiva como caminhadas ou corridas com a coleta de lixo. Acrescente apenas uma sacola para ir colocando todos os resíduos recolhidos no trajeto.

Coisa de Primeiro Mundo! Dificilmente o veremos praticado em nossas cidades. O mais próximo disso é ver os garis correndo com sacos de lixo atrás do caminhão de coleta. Mas não é disso que se trata. São pessoas que, em seu momento de lazer, procuram ajudar a comunidade contribuindo para a limpeza pública. Consciência coletiva, esse seria o termo. Infelizmente, nos deparamos com o contrário. Pessoas “desovando” colchões, sofás, pneus, fogões e outras sucatas em áreas públicas. E nem correm! Andam calmamente na maior “cara de pau”.

A palavra Plogging em inglês vem da junção de duas palavras: “plokka up” que em sueco significa recolher + running que significa correr. Idealizado pelo ambientalista Erik Ahlstrom após se mudar para Estocolmo que, sentindo-se desconfortável com a sujeira encontrada na cidade, começou a organizar grupos de corrida onde os corredores, equipados com luvas e sacos de lixo, iam correndo e limpando a região.

Novo esporte

Da Suécia o plogging se espalhou pela Europa, principalmente através do Instagram com o uso da hashtag #plogging. Em pouco tempo, quase 700 fotos com a tag já foram compartilhadas na rede social – e esse número só tende a crescer.  

Os preparadores físicos já aprovaram! Quando você se abaixa para coletar o lixo, o exercício fica ainda mais intenso. Sendo assim, catar o lixo enquanto corre contribui para deixar o caminho limpo e ainda vai potencializar o seu treino. Até o Greenpeace Brasil já aprovou e destacou que fazendo o plogging por 30 minutos o atleta pode queimar até 300 calorias.

Este é um praticante de plogging! Sem vergonha de se deixar fotografar! Você conhece algum praticante de jogging que divulgasse uma foto semelhante sem o receio de ser identificado com um “catador de lixo”?

Experiências positivas

Além disso, a experiência é duplamente positiva: normalmente as pessoas que praticam o plogging terminam o treino com um grande sentimento de bem estar, o que ajuda mentalmente os praticantes. Afinal de contas, quem não se sente melhor após exercer sua cidadania? Principalmente porque é uma corrida mais apropriada para ser realizada em grupo, pois desta forma é possível atingir um escopo mais amplo, com maior abrangência da coleta e impacto positivo aos participantes e aos que estão assistindo.

Fontes: Hypeness e Camelbak