Sacola feita de mandioca pode ser comida por peixes.

Kevin Kumala, um biólogo da Indonésia, criou um produto biodegradável que pode servir de alimento para os peixes ou se decompor em 100 dias.

Um dos produtos que mais poluem os oceanos e os rios é o plástico, que se tornou uma grande dor de cabeça para os ambientalistas. Para diminuir o impacto negativo desse material no ecossistema, ele desenvolveu uma sacola feita de mandioca, que ao ser jogada no mar ou nos rios pode servir de alimento para os peixes.

Kevin Kumala conta que criou o produto após retornar dos Estados Unidos. Ao observar a imensa quantidade de acúmulo de lixo na região da ilha de Bali, local onde reside, resolveu agir. Kumala possui uma empresa de canudos, sacolas e talheres, todos feitos com materiais biodegradáveis, que se desfazem em até 100 dias.

A sacola criada em 2016, evitou a fabricação de três toneladas de produtos não sustentáveis. “Nós buscamos continuamente nos tornar uma ponte para ajudar e encorajar comunidades e negócios a produzirem iniciativas que gerem um impacto sustentável para o meio ambiente. Encorajando o uso do termo ‘responsável’ como um valor central dos três fatores-chave: reduzir, reutilizar, reciclar”, acrescenta.

Kumala assinala que suas sacolas são fortes, resistentes e têm a mesma elasticidade das que são feitas de plástico. “Nossos sacos de mandioca de tamanho médio podem transportar até 8 libras (3,5 kg) de produtos secos”.

Fonte: Correio Brasiliense