O Poder Público não é o único culpado dos desastres provocados pelas chuvas intensas.

Construções precisam aumentar áreas verdes e captar água de chuva.

As fortes chuvas em Belo Horizonte e São Paulo alertam sobre o desafio de diminuir a impermeabilização nas cidades e aumentar a drenagem urbana. Isso significa aumentar áreas verdes nos diversos tipos de construções. “A falta de áreas verdes diminui a capacidade de o solo absorver a água da chuva. Por isso, as construções precisam reservar áreas sem concreto deixando parte do lote permeável. Além disso, é fundamental armazenar água da chuva”, explica o engenheiro agrônomo  João Manuel Feijó, diretor da Ecotelhado .

Segundo ele, para conciliar natureza com a falta de espaço nas cidades, uma alternativa é ampliar a instalação de jardins e  telhados verdes com cisternas para amortecer e captar água da chuva.

“No sistema convencional, a água escoa sobre telhas e vai direto para as ruas. Já com a cobertura verde, ela é recolhida e utilizada para a irrigação do próprio telhado e outros fins não potáveis, como jardinagem. O poder público pode ampliar os incentivos, como reduzir o IPTU, a quem investir em sistemas verdes como esse”, acrescenta.

Benefícios – As vantagens de instalar em cobertura de casas e prédios são temperaturas mais amenas no verão e no inverno, isolamento acústico, conforto térmico e, consequentemente, economia de energia, redução das ilhas de calor nos centros urbanos e reaproveitamento de água.

A cobertura verde também a aumenta a biodiversidade na cidade, reduz a poluição e proporciona bem-estar.

Como funciona – A água é retida através de uma estrutura colocada abaixo da vegetação formando uma bacia superior colocada sobre a laje. Assim, o excesso de chuva infiltra para a bacia de amortecimento e, lentamente, a água passa pelo tubo inferior de menor diâmetro.

Além disso, quando a intensidade da chuva aumenta, a água passa a escoar também pelo tubo superior.

Fonte: Diário do Comércio