Instalação de sistema solar em telhados triplica no Brasil em 2019

Enquanto em 2018 foram acrescidos 30 mil sistemas, no ano passado número chegou a 95,3 mil

Segundo a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), com esses novos equipamentos, hoje no país funcionam 145,3 mil estruturas de produção local de energia solar (quando a geração é próxima ao lugar de consumo). Ao analisar toda a GD ( (geração distribuída fotovoltaica) , incluindo a produção compartilhada e remota, o total de instalações feitas só no ano passado chega a 113,2 mil. E, somando tudo que há em funcionamento no país de chega-se ao total de 171 mil sistemas.

Hoje, todo o mercado tem 84,8 milhões de unidades consumidoras. Esse é o nosso potencial, número máximo de unidades que poderiam gerar sua própria energia. Então 171 mil é 0,2% disso, o que quer dizer que a ainda nem começamos” , diz Rodrigo Sauaia, presidente da Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica). “Reajustes pesados que fazem com que a conta de luz fique cada vez mais cara, a tecnologia se tornando mais acessível e o consumidor tendo mais familiaridade com o que é a energia solar fotovoltaica têm ajudado as pessoas a decidirem por adotar esse tipo de sistema” , completa.

Sauaia compara a produção de energia fotovoltaica brasileira aproximadamente 2,4 GW de capacidade instalada (somando geração nas casas, fazendas e também grandes usinas solares), com países menos populosos e menores, como Japão e Alemanha, que têm algo em torno de 56 GW e 45 GW, respectivamente.

Na Alemanha há 1,7 milhões de estruturas de geração fotovoltaica instaladas. Dessas, 1 milhão são referentes a pequenos arranjos solares feitos em residências.

“Mesmo que tenhamos avançado, se nos compararmos a esses outros países, o Brasil está uma década atrasado“, afirmou o chefe da Absolar.

Fonte: Folha/UOL