Energia, custos e Sustentabilidade

Por custo e sustentabilidade, empresas retomam autoprodução de energia.

Os investimentos em autoprodução de energia elétrica voltaram ao radar das grandes indústrias. Incentivadas pela redução nos custos das fontes renováveis de energia, pelo aumento dos preços da eletricidade e por compromissos ambientais para tornar as suas operações mais sustentáveis, empresas de diferentes segmentos passaram a investir ou firmar parcerias para viabilizar a construção de novos empreendimentos eólicos e solares.

Na segunda metade dos anos 90 e o início dos anos 2000, grandes empresas de mineração e siderurgia do país, como Vale, Votorantim, Alcoa e CSN investiram na construção de novas hidrelétricas para ter acesso a uma fonte de energia mais barata.

Energia Eólica

Restrições ambientais para a construção de novos projetos hidrelétricos e o advento de novas tecnologias têm atraído indústrias que desejam uma pegada mais sustentável e eficiente para as suas operações. É o caso da cervejeira Ambev. A empresa definiu duas metas até 2025: consumir 100% da sua energia elétrica de fontes renováveis e reduzir em 25% as emissões de carbono em toda a sua cadeia de valor.

A construção de uma usina eólica de 80 MW de capacidade na Bahia vai atender a 100% da demanda das fábricas da Budweiser e 100% das unidades fabris no Nordeste.

Energia Solar Fotovoltaica

A energia solar fotovoltaica é a obtida através da conversão direta da luz solar em eletricidade, através de células fotovoltaicas, que normalmente são constituídas de silício. Esta energia captada passa por equipamentos que transformam essa corrente contínua em energia elétrica de corrente alternada, para que ela fique com as características ideais para o consumo.

A Resolução Normativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) 482/2012 permite que o consumidor brasileiro possa gerar sua própria energia elétrica a partir de fontes renováveis e fornecer o excedente para a rede de distribuição de sua localidade. Quando o sistema de geração distribuída gerar mais do que consumir, são disponibilizados créditos de energia, válidos por 60 meses.

Potencial da energia solar no Brasil

O Brasil tem um enorme potencial para aproveitar a energia do sol. Diariamente incide entre 4.444 Wh/m² a 5.483 Wh/m² no país, segundo o Atlas Brasileiro de Energia Solar. Isso quer dizer que, o local com menos incidência solar no Brasil é melhor do que o local mais ensolarado da Alemanha, um dos pioneiros no uso dessa energia. Além disso, o Brasil possui uma das maiores reservas de silício do mundo, material principal das células fotovoltaicas.

Há uma expectativa de que as novas usinas fotovoltaicas solares e eólicas produzam energia com custos cada vez menores, inferiores até aos custos marginais das plantas de operação a carvão e termoelétricas hoje existentes”, afirma Nelson Acar, Diretor da Kleanergy – Energias Renováveis.

Fontes: ÉpocaNegócios, SustentArqui, Kleanergy – Energias Renováveis.