O jogo dos sete acertos

O Brasil ainda caminha a passos lentos em direção a um reaproveitamento eficaz do lixo. Somos o 4º país do mundo no ranking de produção de lixo plástico, e, desse total, reciclamos somente 1%, segundo o Fundo Mundial para a Natureza (WWF) de 2019. Cada brasileiro produz 1 kg de lixo plástico por semana, e apenas pouco mais de 145 mil toneladas de lixo plástico são recicladas. Qual é a nossa população, mesmo?

Apesar desses números ALARMANTES, um levantamento do Ibope detectou um dado positivo: 97% dos entrevistados consideram a reciclagem importante. E um negativo: a falta de informação é um obstáculo: 66% sabem pouco ou não sabem nada sobre reciclagem.

Veja a seguir 7 itens que muitas pessoas não sabem que são recicláveis e que, se reaproveitados corretamente, reduzem significativamente o impacto do seu descarte no ambiente. Confira!

Óleo de cozinha

Se você joga o óleo de cozinha no ralo da pia, saiba que é preciso parar imediatamente – e não vale descartar nem uma gota dessa forma. Além de poder entupir os canos, o óleo pode trazer sérios problemas para as estações de tratamento, para o ambiente e para o solo. Portanto, reciclar é essencial! O óleo de cozinha é matéria-prima para sabão, detergente, tinta e até biodiesel.

Móveis estofados

Não é incomum vermos cenas de sofás descartados incorretamente boiando em rios ou em enchentes. Para reduzir esse tipo de problema, é possível destinar o móvel para reciclagem. As borrachas presentes no sofá podem virar manta asfáltica, tubos de água pluvial ou solas de calçados. A espuma pode ser reutilizada em colchonetes ou almofadas. A madeira, quando triturada, se transforma em placas aglomeradas.

Embalagens de guloseimas

As embalagens metálicas de doces e salgados são feitas de um material chamado película de polipropileno biorientada (BOPP). Embora algumas cooperativas e catadores não terem acesso à tecnologia de reciclagem deste material, ele já é usado para a produção de displays utilizados no varejo e também em carteiras e bolsas.

Jeans

A fabricação do jeans consome altas quantidades de água desde o início, portanto reciclá-lo é uma forma de reduzir o impacto no meio ambiente. As empresas especializadas já procuram formas de produzir jeans sustentáveis, feitos de garrafas PET ou algodão orgânico. Para reduzir o impacto, é possível doar os antigos jeans para empresas especializadas em transformar o tecido em novas peças de roupa ou mesmo em isolamento térmico para uso em residências.

Chapas de Raio-X

As chapas de raio-x contém acetato e prata, portanto o descarte no lixo comum não deve ser considerado. É preciso levá-los a pontos de coleta. Na reciclagem, as partículas de prata são extraídas e resultam em um material que é utilizado na fabricação de talheres e joias. O plástico pode ir para capas de caderno, fichários e até embalagens para presente.

Entulho de obras

O que fazer com os grandes volumes de detritos resultantes de reformas e obras? Apesar de muito desse material ser descartado em lixo comum, 95% dele pode ser reutilizado, transformando-se em britas, pedrisco e areia para outras obras como pavimentação. A gestão de resíduos adequada para o entulho traz economia como resultado.

Lâmpada fluorescente

A lâmpada fluorescente contém mercúrio, que é uma substância bastante tóxica e que contamina água e solo. Muita gente acha que não é possível reciclar as lâmpadas, que acabam indo parar no lixo comum. O destino certo para elas é o posto de coleta específico, que pode ser facilmente encontrado pela internet. Com a reciclagem, o mercúrio é removido e as outras partes podem ser reutilizadas.

Fontes: FAXAJU / Lixo Criativo