Uso e reúso

Muito se fala no uso racional da água. Uma atitude que parte da consciência individual das pessoas. Há, porém, mais, muito mais a ser feito. E você pode ajudar. Trata-se do reúso de água. Comente este assunto com seus conhecidos e juntos pressionem os políticos de sua região.

A Comissão de Meio Ambiente (CMA) aprovou, nesta quarta-feira (14/set/19), projeto de lei que incentiva o reúso da água em municípios localizados em regiões com baixo índice de chuvas.

O texto do relator determina que o plano diretor dos Municípios localizados em região de baixo índice de chuvas conterá diretrizes para racionalização do uso e economia de água, bem como para a utilização de água de reúso em edificações destinadas ao funcionamento de plantas industriais e de prédios comerciais.

O projeto estabelece níveis mínimos de água de reúso como condição para a obtenção de alvará de funcionamento para novas edificações, que deverão ser submetidas a vistoria de agente público. Fonte: Agência Senado

A importância da água de reúso
Água de Reúso

O uso responsável da água é fundamental não somente nas regiões metropolitanas, mas em todo o mundo. Cada litro de água de reúso utilizado representa um litro de água conservada em nossos mananciais. O assunto é tão importante que faz parte da Estratégia Global para Administração da Qualidade das Águas, proposta pela ONU, para preservação do meio ambiente. É uma maneira inteligente e capaz de assegurar que as gerações futuras tenham acesso a esse recurso tão precioso e essencial à vida: a água potável.

Reutilize e contribua com a preservação dos recursos naturais

A água de reúso pode ser utilizada para inúmeras finalidades, como geração de energia, refrigeração de equipamentos, aproveitamento nos processos industriais e limpeza de ruas e praças.

As empresas que utilizam a água de reúso colaboram com a economia de água potável destinada ao abastecimento  público. 

Vale ressaltar que todo processo de produção da água de reúso da Sabesp obedece rigorosos parâmetros de qualidade. Fonte: Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP)