Os plásticos contribuem para a preservação do meio ambiente e qualidade de vida das pessoas.

O plástico não é vilão.
Estudo mostra que objetos plásticos ajudam a reduzir o resíduo sólido urbano.

Pode parecer contraditório.

No entanto, de acordo com estudo científico divulgado pelo Earth Engineering Center do City College of New York (EEC|CCNY), os plásticos são responsáveis pelo declínio das taxas destes resíduos, mesmo com o aumento da renda per capita e do consumo.

O estudo americano observou que a geração de lixo começou a desacelerar no final dos anos 90, com a consolidação de produtos fabricados com plásticos em substituição a outras matérias-primas, iniciando, assim, um processo chamado por especialistas de “desacoplamento” do desenvolvimento econômico versus o aumento da geração de lixo.

Em média, produtos feitos com matérias-primas alternativas, utilizam 3,2 vezes mais materiais do que quando fabricados com plásticos. Em outra análise, se comparou especificamente embalagens. Os resultados mostram que quando são feitas com outras matérias-primas, elas consomem 4,5 vezes mais materiais do quando são feitas com plásticos. Estes números têm claro efeito na redução da geração de resíduos sólidos urbanos quando se utiliza plásticos, tanto em peso quanto em volume.

Um outro estudo realizado pela American Chemistry Council (ACC) comparou 2 mil sacolas plásticas, que pesam, em média, 13,6 quilos com a mesma quantidade de sacos de papel, que pesam 127 quilos. Dessa forma, concluiu-se que para cada sete caminhões que transportam sacos de papel, apenas um caminhão é necessário para transportar a mesma quantidade de sacolas plásticas.

Já no campo da reciclagem, o estudo mostrou que para se reciclar a mesma quantidade de papel e plástico, se consome 91% a menos de energia com plásticos, além de gerar 80% menos resíduos do que na reciclagem de sacos de papel.

Então, qual é o problema?

Segundo dados oficiais do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), órgão ligado ao Ministério das Cidades, apenas 5,7% do material reciclável é reciclado. Ou seja: uma grande parte do plástico que utilizamos acaba em aterros, rios, mar, no meio ambiente.

Quando houver programas eficazes de reciclagem, a utilização de plásticos em nosso dia-a-dia será um fator de avanço no progresso de nossa civilização e uma grande aquisição no desenvolvimento e bem estar humano.

Fonte: Ambiente Brasil